Eletricista que trabalha até 16 horas por dia encontra tempo para ajudar

Uma vez por semana, crianças do conjunto Macapaba ganham cineminha e lanche preparados pelo pastor João, o eletricista da comunidade
Compartilhamentos

Crônica, por SELES NAFES

Assim como para a maioria das pessoas, o relógio também anda rápido para o pastor e eletricista João “de Deus”, como é conhecido onde mora, o Conjunto Macapaba, o maior residencial popular do Amapá, com cerca de 20 mil moradores.

No entanto, João não se escora na desculpa da correria, da falta de tempo para ajudar a sua comunidade. O Macapaba, na zona norte de Macapá, é conhecido pelos casos de violência, mas isso tem mudado.

Apesar de todo o sufoco da rotina de trabalho, uma vez por semana, sempre à noite, o pastor/eletricista ignora o cansaço e para tudo para montar um cineminha no centro comunitário da quadra. Na plateia, crianças do conjunto, que depois de cada sessão recebem um lanche.

Às vezes é biscoito com achocolatado. Outras vezes é bolacha com suco. Simples, mas sempre tem.

“Deus sempre prepara tudo”, costuma dizer o eletricista, sempre com um sorriso no rosto.

Cerca de 40 crianças reunidas no centro comunitário para mais uma sessão de cinema. Fotos: Divulgação

Ontem (19) a noite, por exemplo, o lanche foi mingau de milho (com pouco milho). Uma panelada. Leite e outros ingredientes foram doações. Em “cartaz”, o Hotel Transilvânia, que cerca de 40 crianças adoraram.

Eletricista de mão cheia, João é um profissional extremamente solicitado. O celular dele não para. A jornada exaustiva chega a 16 horas por dia em boa parte da semana.

O pequeno Fiat Uno, com uma escada em cima do teto, é uma marca registrada, assim como as botas, o uniforme, o capacete e o EPI (Equipamento de Proteção Individual), composto também por cinto e tudo mais.

Muitos serviços ele acaba fazendo pelo conjunto, de graça mesmo, apenas para ajudar. Mas na maior parte do dia, ele está em canteiros de obras da cidade de Macapá cuidando de sistemas elétricos.

Mingau de milho simples, mas saboroso

Crianças também ganham suco e bolachas

João acredita, e acertadamente, que cinema é cultura, e a cultura faz bem, desde que bem selecionada. Os filmes são escolhidos a dedo porque o objetivo é também transmitir valores embutidos nas histórias em tela, como companheirismo, solidariedade e respeito.

Podem ser filmes religiosos, de aventura, de ação, desenhos, tudo é cultura, um ingrediente fundamental na formação do caráter.

E por falar em caráter, parabéns, João!!!

João: “Deus prepara tudo”

OBS: Quem quiser conhecer o projeto (ou até mesmo contratar o eletricista), pode ligar para 99166-6549. Se você realmente tempo dificuldade de tempo, existem outras maneiras de fazer a diferença. 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!