Em Macapá, casal viraliza dançando em ônibus; cantor conta rotina

Cantor de coletivos veterano, o artista já venceu festivais e tem disco autoral gravado
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

Nos últimos dias, um vídeo viralizou nas redes sociais amapaenses. Trata-se de um casal dançando brega dentro de um ônibus em Macapá, ao som de “A raposa e as uvas” do lendário cantor Reginaldo Rossi. A música é tocada pelo artista, também pernambucano, Jota Mambembe, radicado no Amapá há mais de 20 anos.

O Portal SelesNafes.com conversou com Jota para saber mais dessa e de outras histórias desse lado da música urbana.

A cena do casal dançando foi filmada por populares e é possível perceber no vídeo o quão genuína e natural é a ação dos “pés de valsa”, assim como a diversão do cantor e do restante dos passageiros. Assista: 

O cantor informou que a cena não é tão incomum assim. A diferença é que nessa alguém gravou e postou até chegar nele. Veterano cantor de coletivos, ele pede autorização do motorista, se apresenta para as pessoas, toca diversas músicas e depois passa o seu chapéu para recolher contribuições.

“Eu falei na hora isso aqui é Amapá, meu cumpadi’ porque o povo daqui é muito alegre e aquela cena é uma expressão disso. Olha, eu tenho certeza absoluta que tem gente que tira do seu almoço pra me dar uma força”, declarou agradecido Jota Mambembe.

Há mais de duas décadas no AP, pernambucano Jota Mambembe: sempre recebe carinho do público nos ônibus. Foto: Marco Antônio P. Costa/SN

O cantor diz que dá para tirar entre 50 e 70 reais por dia, desde que ele consiga fazer várias viagens. Contando com a simpatia dos motoristas e das empresas que não o proíbem de fazer suas apresentações, ele também recebe, principalmente, o apoio da população.

Os anos de experiência como cantor de rua fazem com que Jota saiba se sair de situações embaraçosas. Por exemplo, quando ele percebe que algum passageiro está fazendo cara feia ele apela logo ao público. “Quem gostou vamos aplaudir”, e os aplausos reduzem qualquer possibilidade de uma grosseria mau humorada.

Cantor conta que passageiros gostam de participar cantando e até dançando

Jota, que já participou e venceu alguns festivais de música, é casado e tem uma filha que estuda na Universidade Federal do Amapá (Unifap). Tem um disco autoral gravado, fora algumas dezenas de participações e outros trabalhos guardados, esperando um momento e condições para serem lançados.

A vida mambembe, ou seja, ambulante e corriqueira, vai dando lugar, aos poucos, à vida rural do sítio em que mora e cuida, mas sempre com carinho e atenção às suas apresentações nos ônibus quando está em Macapá. Aí o lado mambembe volta com força e Jota faz a alegria dos passageiros.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!