Exército assume combate a queimadas e desmatamento no Amapá

Forças Armadas farão trabalho preventivo
Compartilhamentos

Por SELES NAFES

O governador do Amapá e presidente do Consórcio Interestadual da Amazônia Legal, Waldez Góes (PDT), apresentou ontem (26) o general Viana Filho, comandante da 22ª Brigada do Exército, como o coordenador dos trabalhos de prevenção e combate ao desmatamento e queimadas no Estado.

A apresentação, durante uma entrevista coletiva, ocorreu horas depois de o Amapá aderir ao decreto presidencial de Garantia da Lei e Ordem (GLO), instituído por Jair Bolsonaro (PSL). O documento permitiu o uso das Forças Armadas no combate às queimadas na Amazônia.

No Amapá, como ainda há poucos registros, o objetivo é fazer um trabalho preventivo. Waldez lembrou que, apesar de ser um dos mais preservados, o Estado sofre com a estiagem severa, especialmente entre os meses de outubro e novembro.

“Se fizermos um trabalho mais intenso educativo e preventivo, poderemos chegar em novembro com uma redução ainda maior dos focos e desmatamento”, avaliou o governador, durante uma entrevista coletiva no Palácio do Setentrião.

Os 9 estados da Amazônia Legal, que inclui as unidades do Norte mais o Mato Grosso e parte do Maranhão, aderiram à GLO.

General Viana Filho e o governador Waldez: apoio logístico
Fotos: Márcio Pinheiro/Secom

O general Viana Filho informou que hoje (27) o Exército vai se reunir com órgãos do governo para traçar um diagnóstico a partir de históricos dos últimos anos. O comandante também quer saber qual a estrutura existente, como pessoal, carros-pipa e as necessidades.

“Temos condições de dar apoio logístico, de transporte, alimentação. (…) Ao término disso (da GLO) queremos deixar um caderno de boas práticas de tudo o que foi feito, do aprendizado adquirido, para o Amapá não ter que sair do zero a cada ano e repetir tudo isso”, comentou.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!