Governadores pedem que Bolsonaro aceite ajuda, e apresentam plano para Amazônia

Waldez Góes disse que é necessário que as relações com o governo federal passem pelo desenvolvimento de desenvolvimento sustentável da região
Compartilhamentos

Da REDAÇÃO

Governadores dos estados que integram o Consórcio Interestadual da Amazônia Legal entregaram ao presidente Jair Bolsonaro, nesta terça-feira (27), o plano de desenvolvimento sustentável da região, e pediram que o Brasil aceite a doação do grupo dos 7 países mais ricos do mundo, o G7.

O consórcio é presidido pelo governador do Amapá, Waldez Góes (PDT), que voltou a defender o diálogo entre o Planalto e os países doadores do Fundo Amazônia, e que a relação dos estados com o governo federal tenha como base o planejamento sustentável.

“Além de discutir as questões emergenciais para o combate aos incêndios na Amazônia, também precisamos discutir o futuro da região. Porque a Amazônia sempre vira notícia nacional pelos problemas, todo mundo se mobiliza e depois a gente volta à estaca zero. Então, queremos alinhar com os governos estaduais e federal, um planejamento estratégico visando o desenvolvimento sustentável”, explicou Góes.

O plano inclui:

– Integração de infraestrutura de logística e transporte ferroviário e hidroviário;

– Regime de colaboração entre os governos na área de educação;

– Desenvolvimento econômico.

“Isso é uma coisa que já vem sendo alinhada desde a instituição do consórcio com a escolha das nossas prioridades. Queremos que a entrega desse plano estratégico seja o ponto de partida na relação entre os órgãos do Governo Federal e os governadores da Amazônia Legal”, destacou o presidente do Consórcio da Amazônia Legal.

Ficou acertado que Waldez e o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, irão definir uma agenda para discutir o assunto.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!