Mestre de obras por profissão, mentiroso por opção

Como um falso engenheiro conseguiu enganar lojistas e construtores em Macapá. Ele acabou preso nesta sexta-feira (2)
Compartilhamentos

Por SELES NAFES

A família disse na polícia que o mestre de obras Edinelson de Souza e Souza, de 35 anos, é um ótimo profissional. No entanto, desde o ano passado, ele vem preferindo aplicar golpes do que trabalhar, segundo a polícia. Preso nesta sexta-feira (2) por ordem da justiça do Amapá, ele já foi indiciado em cinco inquéritos e responde a mais duas ações penais por estelionato.

Segundo a Polícia Civil do Amapá, Edinelson Souza procurava canteiros de obras e lojistas se identificando como comerciante de cimento e engenheiro.

No comércio, ele conseguia comprar cimento fiado para revender nos canteiros. O problema é que ele nunca entregava a quantidade que prometia, apesar de receber vultosos adiantamentos.

Num dos casos, relata a Polícia Civil, ele conseguiu convencer um lojista a lhe vender cimento fiado para revender, e ainda foi contratado pelo mesmo comerciante para elaborar um projeto de engenharia.

“Contratou ele e vendeu o material de construção. Nunca voltou com o projeto, e nunca pagou pelo material”, explica o delegado Nixon Kennedy, da 9ª DP de Macapá, que vem investigando vários casos envolvendo o falso engenheiro.

“Ele procurava obras, e oferecia cimento a um preço muito mais baixo do mercado, mas entregava apenas parte. Depois de receber um cimento de valor mais baixo, a vítima adiantava pagamentos para receber mais cimento, mas não recebia”, acrescenta.

Foto tirada pela polícia na delegacia: preso depois de vários golpes

Residência

Os primeiros golpes a serem comunicados na polícia surgiram no ano passado, quando o falso engenheiro foi contratado para reformar uma residência.

Segundo a investigação, ele recebeu dinheiro e um veículo como parte do pagamento, mas abandonou a obra no começo e desapareceu.

Em outro caso, também em 2018, a polícia relata que Edinelson ofereceu o CNPJ de sua empresa para que um amigo pudesse comprar um carro com redução de impostos. O amigo adiantou a ele R$ 10 mil, mas o carro nunca foi comprado.

“A família relatou que ele teria enganado um irmão dele também. Para onde se vai tem história dele”, observa Nixon Kennedy.

Delegado Nixon Kennedy: para onde se vai tem história dele. Foto: Olho de Boto

A pedido da polícia, a juíza Maíra Júlia Teixeira Brandão, da 3ª Vara Criminal de Macapá, decretou a prisão preventiva, mas não foi fácil localizar o acusado.

“Ele se muda constantemente, e não paga os alugueis. Ele estava morando numa casa alugada há 25 dias, no bairro Ipê (zona norte de Macapá), e provavelmente ia fazer a mesma coisa”, presume o delegado, que conduz três inquéritos onde Edinelson é acusado de estelionato.

Outros inquéritos estão sendo conduzidos na 6ª DP. No total, o falso engenheiro já possui cinco indiciamentos, dois processos e ainda responde a outros inquéritos por ameaça.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!