Morador de residencial realiza sonho de aprender violão

Projeto estimula a musicalização e o aprendizado de instrumentos em residenciais de Macapá
Compartilhamentos

Por RODRIGO ÍNDIO

A música é uma expressão cultural universal que une as pessoas e serve como instrumento de inserção social poderoso. Com o auxílio dela, o projeto “Tome Notas” promove o desenvolvimento físico e intelectual de pessoas de todas as idades nos conjuntos residenciais de Macapá.

O Tome Notas tem o objetivo de estimular o aprendizado de musicalização por meio de aulas gratuitas de música. Nas segundas e quartas-feiras, o projeto atende os moradores dos conjuntos Jardim Açucena, Mestre Oscar Santos e São José com aulas nos turnos da manhã e da tarde.

Izandra Oliveira Sousa é uma das alunas do projeto. Ela pretende se profissionalizar na música. Fotos: Rodrigo Índio/SN

No Jardim Açucena, a iniciativa tem reunido cerca de 21 pessoas que têm aprendido a cantar e tocar alguns instrumentos. Uma delas, é Izandra Oliveira Sousa, de 15 anos, que em cinco meses já aprendeu a tocar violão e ukulele (instrumento musical de cordas português). A jovem revelou o que pretende com o aprendizado adquirido no projeto.

“O projeto é muito importante, já tinha uma base, mas aprendi tanto que já canto e toco na igreja. Pretendo seguir no projeto, aprender mais, me aprimorar, me profissionalizar e futuramente, quem sabe, ser uma professora para pessoas que precisem de ensinamentos assim como eu precisei”, esperançou-se Izandra.

Adolescente também aprendeu a tocar o ukelele

E quem pensa que o projeto é só para crianças e adolescentes se engana. O Edson Batista (foto de capa), de 32 anos, se empolgou tocando o violão. Aluno assíduo, o pai de família diz que nunca é tarde para aprender e realizar seus sonhos.

“Para a gente aprender nunca tem idade, desde criança quis tocar violão só que nunca tive condições. Quando cheguei aqui no Açucena colocaram o aviso que ia ter inscrição e fui logo me inscrever. Graças a Deus estou no projeto aprendendo bem violão e tenho o objetivo de passar para a guitarra. A música é vida”, ponderou Edson.

Turma se reúne em área externa do residencial

O Projeto Tome Notas, é vinculado à prefeitura de Macapá e desenvolvido em parceria com artistas do cenário local: Val Milhomem, Joãozinho Gomes e Miquéias Reis. Os instrutores são os cantores Nitai Silva e Miquéias Reis, que aplicam o ensino prático e teórico de musicalização, teclado, violão popular e canto oral.

“O projeto abraça sonhos e é muito bom trabalhar com o sonho das pessoas , principalmente quando tu achas que tens um viés para resolver e dar discernimento desses sonhos. Costumo dizer que não são eles que estão aprendendo comigo e sim que sou eu, professor, quem está aprendendo com eles”, comentou Miquéias Reis.

O músico Miquéias Reis é um dos professores e organizadores do projeto

Participam das aulas pessoas interessadas, moradores dos respectivos residenciais, a partir dos 10 anos de idade. Quem quiser participar pode buscar informações nos centros comunitários dos habitacionais. Lá, os funcionários da PMM atendem a população e podem esclarecer suas dúvidas.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!