Obra conta a história da música amapaense

Livro será lançado na Praça Veiga Cabral, na sexta-feira (23)
Compartilhamentos

Da REDAÇÃO

Dos ladrões de Marabaixo às produções de grupos contemporâneos, a história da música amapaense será abordada no livro “Então foi assim? Os bastidores da criação musical brasileira – compositores do Amapá”, do escritor paraense Ruy Godinho.

A obra será lançada na próxima sexta-feira (23), na Praça Veiga Cabral, e abordará variadas épocas da chamada Música Popular Amapaense (MPA). Entre os períodos visitadas pelo livro estão: os Ladrões do Marabaixo, que tem origens ligadas à época da colonização; o surgimento do grupo Os Mocambos (1948), o Grupo Pilão (1975), o Movimento Costa Norte (1989); a criação do grupo Senzalas; e a fase atual da música amapaense, que cruzou fronteiras com artistas como Patrícia Bastos, Brenda Melo, João Amorim, Mini Box Lunar e outros.

A publicação dá sequência à série de livros, derivados da pesquisa iniciada em 1997, de autoria de Ruy Godinho, e que possibilitou a publicação dos Volumes 1, 2, 3 e 4 (2008, 2010, 2013 e 2017) e à produção de programas de rádio (desde 2010). 

Autor Ruy Godinho: escritor pesquisa história da música brasileira. Foto: divulgação

O lançamento terá apoio financeiro da prefeitura de Macapá, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Fumcult) e produção da Abradevideo. O registro da memória musical do Amapá foi desenvolvida ao longo de 10 meses de trabalho de pesquisa, com a realização de entrevistas com dezenas de compositores amapaenses ou radicados no Amapá, consultas em teses de doutorado e dissertações de mestrado, e produção de conteúdo.

Os livros serão distribuídos gratuitamente por meio de ações de fomento às políticas do livro e leitura nas escolas públicas, bibliotecas, pontos de leitura e programações culturais que compõem o Plano de Trabalho – Fumcult. 

Foto de capa: arquivo/Grupo Pilão/

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!