Polícia recupera objetos “comprados” em golpe da OLX

Vítima foi enganada por um detento do Iapen
Compartilhamentos

Por LEONARDO MELO

Uma jovem de 18 anos, esposa de um detento do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen), foi presa pela Polícia Militar do Amapá, nesta quinta-feira (01), acusada de participar de um golpe aplicado pelo site de compras OLX.

De acordo com a polícia, a vítima, que está mudando de Estado, anunciou no site que estava vendendo vários objetos de sua casa, entre eles TVs, cama box, armário e fogão. Um suposto comprador entrou em contato e disse que queria os dois televisores.

Ele mandou pelo WhatsApp um falso comprovante de depósito de R$ 1,3 mil, e vendedora e golpista marcaram um encontro em frente ao CEU das Artes, no bairro Infraero II, na zona norte de Macapá.

Caminhão com todos os objetos recuperados. Fotos: Leonardo Melo

Contudo, no local combinado, a vendedora foi abordada por uma mulher que se identificou como “Vanessa”, e que estava ali para receber os televisores. Foi então que a vítima ofereceu os outros objetos da casa por R$ 3 mil.

Um novo negócio foi fechado, e novamente o golpista mandou pelo WhastApp um recibo com o valor. Um caminheiro foi à casa da vítima apanhar todos os objetos. Só na segunda-feira (29), ao verificar sua conta, a vítima percebeu que tudo tinha sido um golpe,

A Força Tática da PM e a Polícia Civil localizaram o endereço da mulher, e encontraram todos os objetos negociados. Kellen Amanda, de 18 anos, foi conduzida para prestar depoimento no Ciosp do Pacoval, e disse que todas as ligações são feitas por seu marido, que cumpre pena no Iapen.

Kellen disse que o marido, que é detento, é quem faz as ligações

“Eles (golpistas) têm feito muitas vítimas em Macapá e Laranjal do Jari. Eles criam perfis fake no Facebook para enganar as vítimas que passam a acreditar que são pessoas de boa índole. Os criminosos mandam recibos falsos e até extratos bancários para mostrar que têm condições para fazer o negócio”, explicou o delegado Vinícius Nunes.

Delegado Vinícius: comprovante de depósito não é confirmação

Muitos golpes são conduzidos por detentos até fora do Estado.

“É muito organizado. Quando a vítima percebe o crime os objetos já foram espalhados. Fica o alerta para que não confiem nos comprovantes de depósito, porque isso não é confirmação, é mera expectativa. E entrevistem melhor as pessoas, não confiem. Se há intermediário na transação é indício forte de fraude”, concluiu.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!