Sarampo: após surto em outros estados, Amapá intensifica vacinação

Estado está há 22 anos sem casos confirmados da doença. Reforço tem como público prioritário crianças de 06 meses a menores de um ano
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

Nesta quinta-feira (21), começa nos 16 municípios do Estado do Amapá a intensificação da vacinação contra o sarampo.

Todas as crianças brasileiras de 06 a 11 meses e 29 dias de vida têm que tomar a vacina Tríplice Viral. A medida foi uma decisão do governo federal, após casos da doença serem detectados em 11 estados (SP, RJ, PE, BA, PR, GO, MA, RN, ES, SE, PI).

No Amapá, a intensificação, deve atingir cerca de 7,5 mil crianças e os pais devem procurar qualquer unidade de saúde que contenha uma sala de vacinação para imunizar seus filhos.

Andréa Marvão (SVS): Amapá deverá imunizar mais de 7 mil crianças. Foto: Marco Antônio P. Costa/SN

“Antes, a orientação do Ministério da Saúde era para a vacinação apenas para as os estados que têm casos confirmados, mas como agora são 11 estados, a decisão mudou e todas as crianças do Brasil devem receber a vacina. O Amapá tem as vacinas em estoque e isso vai nos permitir iniciar a campanha sem termos que aguardar o envio do governo federal”, declarou Andréa Marvão, chefe da Unidade Imunobiológica da Superintendência de Vigilância em Saúde do Amapá (SVS).

A intensificação não altera o calendário normal da aplicação de vacinas. Se a pessoa não tem certeza se já fez a vacinação para o sarampo, também deve procurar uma das salas de vacina.

Se a pessoa tiver entre 01 e 29 anos de idade, receberá duas doses da imunização. De 29 a 49 anos a pessoa recebe uma dose da vacina. Acima dos 49, não há a necessidade de se tomar a vacina.

Pais deverão procurar unidades de saúde para imunizar os filhos. Foto: Nathan Zahlouth/SVS

Sarampo

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, transmitida por vírus que tem contágio muito fácil por que é contraída pelas vias respiratórias. Então tosses, espirros, fala e até a respiração em um mesmo ambiente pode transmitir a doença.

O Brasil esteve por mais de duas décadas com níveis de controle excelentes da doença, que é grave e pode matar. Entretanto, desde 2018 novos casos começaram a aparecer em Roraima depois em São Paulo. A conta de 11 estados atingidos vem do último balanço do Ministério da Saúde divulgado nesta terça-feira (20).

Desde 1997, o Amapá não tem casos confirmados de sarampo, segundo a SVS.

Foto de capa: Nathan Zahlouth/SVS

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!