Por SELES NAFES
Um levantamento feito pelo Portal SelesNafes.Com no site da Câmara dos Deputados traz o ranking dos parlamentares com maior número de faltas em sessões plenárias no primeiro semestre de 2019. O deputado Vinícius Gurgel (PL) é o campeão de ausências. No outro extremo, a Professora Marcivânia (PCdoB) teve 100% de presença nas sessões.
Das 44 faltas de Vinícius Gurgel, em 33 ele apresentou atestados médicos afirmando que estava em tratamento de saúde, por isso a falta é considerada “justificada”, e aparece como “licença para tratamento”. Em termos percentuais, Vinícius esteve em tratamento de saúde em quase 50% das sessões.
As faltas começaram logo no início do semestre, ainda em fevereiro. Neste mês, o deputado faltou para tratamento médico entre os dias 19 e 20, onde várias sessões extraordinárias foram realizadas em um único dia.
E a licença se estendeu por mais de um mês, entre os dias 25 de fevereiro e 28 de março também para tratamento de saúde.
Outros hiatos por motivos de saúde se repetiram em abril, junho e julho, quando a Câmara discutiu projetos polêmicos enviados pelo governo Bolsonaro. Também foram registradas ausências sem justificativa nesse período.
As faltas entraram pelo mês de agosto, nos dias 6 e 7, quando houve a votação em segundo turno da reforma da previdência. No primeiro turno, Vinícius estava presente e votou a favor do texto.
Veja a lista dos deputados do Amapá que mais faltaram no 1º semestre.
1º Vinícius Gurgel (PL): 44 faltas, 33 justificadas
2º Aline Gurgel (PRB): 26 faltas, 15 justificadas
3º Leda Sadala (Avante): 17 faltas, 7 justificadas
4º Luiz Carlos (PSDB): 7 faltas, 2 justificadas
5º Acácio Favacho (Pros): 7 faltas, 1 justificada
6º André Abdon (PP): 6 faltas, 1 justificada
7º Camilo Capiberibe (PSB) 2 faltas
8º Marcivânia (PCdoB) 0 falta