Após tragédia na família, estudante cria sensor de embriaguez ao volante

Motorista embriagado causou acidente que tirou a vida da avó de Nilton Alves Batista. Jovem criou mecanismo que trava o veículo
Compartilhamentos

Por RODRIGO ÍNDIO

O jovem amapaense Nilton Alves Batista desenvolveu um projeto que busca evitar acidentes de trânsito causados por embriaguez ao volante. Com apenas 15 anos, o aluno do 1° ano da Escola Estadual José do Patrocínio idealizou o projeto “Volante Consciente” após sua avó morrer atropelada por um veículo conduzido por um motorista embriagado.

Visando a conscientização e a segurança das pessoas ele realizou diversas pesquisas e testes com a supervisão de professores durante um ano. O projeto funciona da seguinte forma: quando o condutor entra no carro um sensor adaptado ao volante avalia se ele está alcoolizado ou não. Caso esteja alcoolizado, todas as funções do veículo travam. Caso a aferição dê negativa, o motorista poderá seguir.

Projeto tem baixo custo, revela o estudante. Fotos: Rodrigo Índio/SN

Outro fator interessante é que o custo para se produzir o projeto é baixo, como explica Nilton.

“Foi utilizado um volante de vídeo game, um sensor de bafômetro com materiais recicláveis, uma placa arduíno, um relé, um carrinho de brinquedo e álcool no algodão para a demonstração. Para um carro normal precisaria apenas de uma placa, de um sensor e das adaptações. Sairia algo entorno de R$ 100 a R$ 150. Espero que o público e os avaliadores aprovem essa ideia”, esperançou-se Nilton.

Professor Airá Santana: acidentes seriam evitados com o dispositivo

Ele fez uma demonstração aos leitores do portal SelesNafes.com. Acompanhe:

A cada explicação o projeto do jovem atraía diversos olhares curiosos. O professor de Artes, Airá Santana, foi uma das pessoas que escutou tudo atenciosamente, achou o projeto incrível e aprovou a iniciativa.

“Interessantíssimo ele criar o mecanismo de travar ao detectar o álcool. É uma sacada fantástica porque se todo carro tivesse esse sistema reduziríamos acidentes motivados por condutor embriagado. Quero parabenizar, espero que a ideia avance, que show”, elogiou Airá.

Nilton Alves Batista fez demonstração do dispositivo ao SN

Nilton é um dos estudantes que estão apresentando 51 projetos na VII Feira de Ciências e Engenharia do Amapá (Feceap). O evento que teve início nesta quarta-feira (25) e segue até 27 de setembro, no auditório do Sebrae/AP, em Macapá, conta com a apresentação de projetos de unidades de ensino do estados do Amapá, Amazonas, Pará, Pernambuco, além dos países do Paraguai e México.

A relação dos projetos aprovados pode ser conferida no site da Secretaria de Estado da Educação (Seed). Os melhores trabalhos receberão credenciamento para participar de feiras nacionais ou internacionais.

Feria incentiva produção científica de estudantes

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!