Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA
Com o tema “De mãos dadas por um Brasil de todas as cores”, o Amapá terá neste domingo, do complexo do Araxá à Praça Zagury, a sua 19ª edição da Parada LGBT+.
Segundos os organizadores, a Parada do Amapá é a mais antiga do norte do país e tem como objetivos a luta contra as discriminações e a defesa da vida e de melhores condições sociais para a população LGBT+.
O tema deste ano busca convergir bandeiras de diferentes segmentos sociais, como o indígena, por exemplo e se coloca em oposição ao atual governo federal.
“Temos uma certeza, que é na hastag “ninguém solta a mão de ninguém”, que a gente vai conseguir resistir ao desgoverno que retira diariamente direitos da população LGBT+. A mensagem que o movimento e a parada querem levar para a sociedade é que você não precisa ser gay, não precisa ser lésbica, não precisa ser bissexual, transexual, você não precisa ser do segmento LGBT+ para lutar pelos direitos humanos não só da população LGBT+, porque uma sociedade inclusiva, é melhor para todos”, declarou André Lopes, coordenador da Parada e presidente do Conselho Estadual LGBT+.
Na edição de 2018, a parada reuniu cerca de 50 mil pessoas nas ruas de Macapá e a expectativa dos organizadores é que o público cresça, como já ocorreu em 2019 em eventos de outros estados.
Além da parada, que tem concentração marcada para às 16 horas no Complexo do Araxá, ocorrerá também uma série de eventos pré e pós parada. Confira a programação abaixo.
29/08/2019 (Quinta–feira) Rainbow Fashion
Ocorrerá nesta quinta-feira, 29, na Casa de Cultura Sankofa, ocorrerá a “Rainbow Fashion”, evento organizado pelo Coletivo Palafita, parceiro da Parada. Trata-se de desfile de peças de roupas de empreendedores LGBT do ramo têxtil amapaense, e afins.
30/08/2019 – III Marcha LBT
Na sexta-feira, 30, ocorrerá a III Marcha LBT, com saída da Praça da Bandeira. Um movimento direcionado à visibilidade e à manifestação de pautas sociopolíticas específicas às companheiras mulheres lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais do Amapá. A chegada da marcha será na praça em frente à Casa do Artesão, para confraternização conjunta à Viada Cultural – II Feira da Diversidade.
30/08/ (Sexta-feira) – Viada Cultural e II Feira da Diversidade
A Viada Cultural ocorrerá na praça em frente à Casa do Artesão, na sexta-feira, 30, haverá a II Feira da Diversidade. O evento é um convite a toda a comunidade amapaense para prestigiar e participar do comércio de materiais e serviços produzidos por empreendedores LGBT. Em parceria com a SETE/AP, a II Feira da Diversidade será uma grande exposição de produtos e a oferta de serviços em diversas barracas sob preços acessíveis. Confecções de roupas, adereços pessoais, livros, objetos decorativos, comidas, bebidas e muitos outros itens à disposição para vendas. Durante a Feira, ocorre também a Viada Cultural. Apresentada por Katryelle Velmont, a Viada Cultural é a tradicional festa que, mais uma vez, vai servir de esquenta e contagem regressiva à XIX Parada do Orgulho LGBT de Macapá.
Haverá manifestações artísticas de:
• Banda Sisplop;
• Brenda Zeni;
• Mc Nic;
• Mc Yanne;
• DJs Lobotomy, Maya Valentino, Bela Versace, Dominatrix, DG e Gaybi Kardashian;
• Declamação poética de Pedro Stkls e dança com pocs bailarinas.
31/08/ (Sábado)– Pré-Parada do Sankofa
No sábado, às 19h, a Casa de Cultura Sankofa, uma de nossas parcerias, fará sua festa de esquenta à XIX Parada.
31/08/ Sábado– Pré-Parada do Treta: Drags Gone Wild
Em 31/08/2019, às 19h, o bar Treta, um de nossos aliados, fará sua festa de esquenta à XIX Parada com muita discotecagem e show de drag queens amapaenses.
01/09/ (Domingo) –19ª Parada do Orgulho LGBT+ de Macapá
Após as atividades do Mês da Diversidade, acontece a marcha de 9km às margens do rio Amazonas, que se inicia no Complexo do Araxá e finaliza-se no palco principal instalado na Praça do Coco. Além de contar com apresentações musicais, performances e discotecagem, este palco simboliza e promove a confraternização da diversidade.
01/09/(Domingo)Pós-Parada: Depois do Neon
Após a XIX Parada do Orgulho LGBT de Macapá, ocorre a “Pós-Parada”. Neste ano, o Premiado Empreendimento LGBT Brilho de Fogo – Domingayra Prime realizará mais uma vez essa tradicional festa, em sua edição intitulada “Depois do Neon”, na sede da Seinf.
Foto de capa: Max Renê/ascom PMM