Confira a programação da parada LGBT+ do Amapá

Evento ocorrerá neste fim de semana e promete reunir milhares em mensagem contra o preconceito
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

Com o tema “De mãos dadas por um Brasil de todas as cores”, o Amapá terá neste domingo, do complexo do Araxá à Praça Zagury, a sua 19ª edição da Parada LGBT+.

Segundos os organizadores, a Parada do Amapá é a mais antiga do norte do país e tem como objetivos a luta contra as discriminações e a defesa da vida e de melhores condições sociais para a população LGBT+.

André Lopes (coordenação): por uma sociedade inclusiva. Foto: reprodução

O tema deste ano busca convergir bandeiras de diferentes segmentos sociais, como o indígena, por exemplo e se coloca em oposição ao atual governo federal.

“Temos uma certeza, que é na hastag “ninguém solta a mão de ninguém”, que a gente vai conseguir resistir ao desgoverno que retira diariamente direitos da população LGBT+. A mensagem que o movimento e a parada querem levar para a sociedade é que você não precisa ser gay, não precisa ser lésbica, não precisa ser bissexual, transexual, você não precisa ser do segmento LGBT+ para lutar pelos direitos humanos não só da população LGBT+, porque uma sociedade inclusiva, é melhor para todos”, declarou André Lopes, coordenador da Parada e presidente do Conselho Estadual LGBT+.

Na edição de 2018, a parada reuniu cerca de 50 mil pessoas nas ruas de Macapá e a expectativa dos organizadores é que o público cresça, como já ocorreu em 2019 em eventos de outros estados.

Concentração será no Complexo do Araxá. Foto: Max Renê/ascom PMM

Além da parada, que tem concentração marcada para às 16 horas no Complexo do Araxá, ocorrerá também uma série de eventos pré e pós parada. Confira a programação abaixo.

 

29/08/2019 (Quinta–feira) Rainbow Fashion
Ocorrerá nesta quinta-feira, 29, na Casa de Cultura Sankofa, ocorrerá a “Rainbow Fashion”, evento organizado pelo Coletivo Palafita, parceiro da Parada. Trata-se de desfile de peças de roupas de empreendedores LGBT do ramo têxtil amapaense, e afins.

30/08/2019 – III Marcha LBT
Na sexta-feira, 30, ocorrerá a III Marcha LBT, com saída da Praça da Bandeira. Um movimento direcionado à visibilidade e à manifestação de pautas sociopolíticas específicas às companheiras mulheres lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais do Amapá. A chegada da marcha será na praça em frente à Casa do Artesão, para confraternização conjunta à Viada Cultural – II Feira da Diversidade.

30/08/ (Sexta-feira) – Viada Cultural e II Feira da Diversidade
A Viada Cultural ocorrerá na praça em frente à Casa do Artesão, na sexta-feira, 30, haverá a II Feira da Diversidade. O evento é um convite a toda a comunidade amapaense para prestigiar e participar do comércio de materiais e serviços produzidos por empreendedores LGBT. Em parceria com a SETE/AP, a II Feira da Diversidade será uma grande exposição de produtos e a oferta de serviços em diversas barracas sob preços acessíveis. Confecções de roupas, adereços pessoais, livros, objetos decorativos, comidas, bebidas e muitos outros itens à disposição para vendas. Durante a Feira, ocorre também a Viada Cultural. Apresentada por Katryelle Velmont, a Viada Cultural é a tradicional festa que, mais uma vez, vai servir de esquenta e contagem regressiva à XIX Parada do Orgulho LGBT de Macapá.
Haverá manifestações artísticas de:
• Banda Sisplop;
• Brenda Zeni;
• Mc Nic;
• Mc Yanne;
• DJs Lobotomy, Maya Valentino, Bela Versace, Dominatrix, DG e Gaybi Kardashian;
• Declamação poética de Pedro Stkls e dança com pocs bailarinas.

31/08/ (Sábado)– Pré-Parada do Sankofa
No sábado, às 19h, a Casa de Cultura Sankofa, uma de nossas parcerias, fará sua festa de esquenta à XIX Parada.

31/08/ Sábado– Pré-Parada do Treta: Drags Gone Wild
Em 31/08/2019, às 19h, o bar Treta, um de nossos aliados, fará sua festa de esquenta à XIX Parada com muita discotecagem e show de drag queens amapaenses.

01/09/ (Domingo) –19ª Parada do Orgulho LGBT+ de Macapá
Após as atividades do Mês da Diversidade, acontece a marcha de 9km às margens do rio Amazonas, que se inicia no Complexo do Araxá e finaliza-se no palco principal instalado na Praça do Coco. Além de contar com apresentações musicais, performances e discotecagem, este palco simboliza e promove a confraternização da diversidade.

01/09/(Domingo)Pós-Parada: Depois do Neon
Após a XIX Parada do Orgulho LGBT de Macapá, ocorre a “Pós-Parada”. Neste ano, o Premiado Empreendimento LGBT Brilho de Fogo – Domingayra Prime realizará mais uma vez essa tradicional festa, em sua edição intitulada “Depois do Neon”, na sede da Seinf.

Foto de capa: Max Renê/ascom PMM

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!