Da REDAÇÃO
Moradores da chamada Região dos Lagos, que compreende os municípios amapaenses de Tartarugalzinho, Pracuúba, Calçoene, Amapá, passam a contar com o Centro Especializado em Reabilitação (CER). O espaço foi inaugurado na terça-feira (17), em Tartarugalzinho, município a 230 quilômetros da capital, Macapá.
O objetivo, segundo o governo do Estado, é garantir com que os pacientes não precisem se deslocar até a capital para fazer reabilitação. Para a construção e aquisição de medicamentos, foram investidos R$ 2 milhões do Ministério da Saúde e R$ 1 milhão do executivo estadual.
O CER terá a capacidade de realizar 200 atendimentos por mês, com serviços de reabilitação física, auditiva, intelectual e visual.
O atendimento interdisciplinar contará com otorrinolaringologista, fonoaudiólogo, psicólogo, fisioterapeuta, educador físico e terapeuta ocupacional. Os profissionais foram disponibilizados por meio de cooperação técnica entre o governo do Estado e a Prefeitura de Tartarugalzinho. Os profissionais irão até o município periodicamente para prestação de serviço à comunidade.
A descentralização dos atendimentos de saúde foi comentada pelo governador, Waldez Góes (PDT), que participou da inauguração do centro.
“A inauguração desse novo centro de reabilitação vai descentralizar e desafogar o atendimento feito em Macapá, beneficiando a população de todos os municípios que fazem parte da Região dos Lagos”, disse o gestor.
Participaram também da cerimônias os prefeitos dos municípios da Região dos Lagos e autoridades estaduais, municipais e parlamentares.