Governadores retomam diálogo com países doadores do Fundo Amazônia

Embaixadores da Noruega, Alemanha, França e Reino Unido deixaram claro que pode ser criada uma nova parceria
Compartilhamentos

Da REDAÇÃO

Os governadores dos estados do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia assumiram o diálogo com os principais doadores do Fundo Amazônia, a Noruega e a Alemanha. Foi durante encontro nesta sexta-feira (13), em Brasília, em que também participaram embaixadores do Reino Unido e França.

Os países haviam suspendido os repasses para o fundo depois de declarações polêmicas do presidente Jair Bolsonaro (PSL).

Representantes do Consórcio Interestadual, formado por 9 governos e liderado pelo Amapá, explicaram como funciona a associação de estados, e deixaram claro que os recursos do fundo são fundamentais para a regularização fundiária, atualização da base cartográfica, cadastro ambiental rural e desenvolvimento de novas cadeias produtivas que contribuam para a preservação da Amazônia.

O presidente do Consórcio, Waldez Góes (PDT), defendeu que os recursos internacionais sejam direcionados para a agenda coletiva construída pelos Estados da Amazônia. O governador do Amapá entregou aos embaixadores europeus o Plano Estratégico do Consórcio, que contém as áreas prioritárias para investimento.

Embaixadores receberam o Plano Estratégico do Consórcio. Foto: Diego Perez/Ascom/AM

“É desafiador para todos os Estados manter o combate ao desmatamento e as práticas ilegais. O consórcio amadureceu, dialogou muito intensamente e agora temos um nível de organização em que podemos pleitear não só recursos, mas indicar quais áreas são mais importantes, incluindo as que podemos transformar em ativos ambientais”, explicou o presidente do consórcio.

“Está na hora do mundo começar a refletir qual a importância da Amazônia. Você ajuda a Amazônia com recursos para dar condições mínimas para levar riqueza para o nosso povo. E riqueza a gente leva quando proporciona melhor qualidade de vida para o nosso povo”, destacou o governador do Amazonas, Wilson Lima.

Waldez: Consórcio amadureceu

Nova parceria

O embaixador da Noruega deixou claro que o encontro marcou o início de tratativas para criação de um canal de parcerias, além do Fundo.

“Este encontro foi importante para entendermos as prioridades definidas pelos governos e, assim, poder construir uma parceria direta com os governos da Amazônia. Podemos trabalhar em conjunto. O fundo Amazônia é uma boa ferramenta, mas não é a solução pra tudo, portanto, precisamos fortalecer outras parcerias”, avaliou Nils Gunneng.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!