Por SELES NAFES
O advogado Ricardo Oliveira tomou um susto, na manhã desta terça-feira (11), ao encontrar um escorpião no sofá da residência onde mora com a família, no bairro Santa Rita, em Macapá. Um grave acidente poderia ter ocorrido.
Oliveira mora próximo de uma área com bastante mato que pertence à Infraero, e de onde ele imagina que surgiu o animal.
“Vez em quando eu mando limpar (o matagal), mas é uma área da Infraero. Tomei um susto porque nunca tinha visto um escorpião, ainda mais na minha casa”, lembra ele.
O advogado lembra que estava no banho, por volta das 7h, quando o cachorro da casa começou a latir na sala, insistentemente. O escorpião estava em uma manta que forrava o sofá, e que é quase da mesma cor do animal.
“Ontem meu filho estava deitado nele. Ele sempre deita e senta nesse sofá para jogar videogame”, lembrou assustado.
Análise
O escorpião foi enrolado na manta, e depois morto com o auxílio de uma vassoura. Ricardo Oliveira pôs o bicho dentro de um pote de vidro com álcool, e pretende entregar para análise.
“Pelo que pesquisei esse escorpião amarelo só aparece com mais frequência no sudeste e centro-oeste. Nem é daqui da região”.
Uma rápida pesquisa pela internet dá muitas informações a respeito do escorpião. Ele é um animal de hábito noturno, por isso os acidentes são relativamente raros. No entanto, o veneno é poderoso. Ele entra na corrente sanguínea, e pode matar, especialmente se for uma criança.