Porto particular em área de preservação é questionado por moradores

Segundo associação, no local há uma obra pública voltada para a atividade econômica local
Compartilhamentos

Da REDAÇÃO

A instalação de um porto particular na Área de Proteção Ambiental (APA) da Fazendinha tem causado polêmica e reclamações de moradores do distrito do Igarapé da Fortaleza. A situação foi denunciado ao Ministério Público do Amapá (MP-AP).

Durante audiência com a Promotoria do Meio Ambiente do MP, no fim de semana, a associação de moradores relatou que o local, atualmente, tem sido usado para embarque e desembarque, com cobrança de taxa.

Na mesma área, está em execução outra obra, do  projeto Igarapé Sustentável, do governo do Estado. O empreendimento prevê a construção de unidades de beneficiamento de camarão, frutas e de produção de vegetais processados, porto de embarque e desembarque de produtos e turistas, central de atendimento de turistas e feira de produtos agroextrativistas.

De acordo com os moradores, a construção do porto não passou por consulta ao Conselho Gestor da Unidade de Conservação.

Além da ausência de autorização para o funcionamento do porto, a comunidade questiona, ainda, a morosidade do Estado para dar andamento ao projeto Igarapé Sustentável

“Queremos saber porque o Conselho Gestor não foi consultado, se é legal a cobrança de taxa para embarque e  desembarque, se existe a licença para a construção, e porque o governo do Estado não dá continuidade ao Igarapé Sustentável, porém fecha os olhos para a privatização de uma APA”, questionou o guarda-parque Nerivan Costa, presidente da Associação de Moradores e membro do Conselho Gestor.

 O assessor técnico da  Promotoria de Meio Ambiente Mainar Vasconcelos, declarou que o Batalhão Ambiental será consultado sobre licenciamento para a obra do porto particular. Serão pedidas também informações à Capitania dos Portos a respeito da cobrança da atividade de embarque e desembarque em área portuária localizada em APA. 

Foto de capa: ascom MP/divulgação

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!