Santana: Servidores em greve há quase 1 mês reclamam de “enrolação”

Prefeitura diz que não tem como conceder reajuste, mas admite que possui mais de 1,3 mil contratos administrativos
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

Os servidores municipais de Santana estão há exatos 27 dias em greve. Reivindicam reposição salarial de 2018 e o cumprimento da data base de 2019. Todas as negociações até agora foram frustradas por impasses.

Além das perdas salariais, os servidores também reivindicam que o pagamento dos salários seja realizado no dia 30 de cada mês, além de reformas nas unidades básicas de saúde e escolas.

Segundo trabalhadores que estão participando do movimento paredista, a greve tem forte adesão e o governo municipal realizou poucas mesas de negociação, sempre afirmando não ter dinheiro para reajuste.

Segundo o comando de greve, só na área da educação há cerca de 1,3 mil contratos administrativos, o que estaria inchando a folha de pessoal.

O professor Jânio Holanda explica que no dia seis de agosto a greve começou pelo Sindicato dos Servidores Públicos em Educação no Estado do Amapá (Sinsepeap), mas que no mesmo dia a justiça notificou o sindicato para suspender o movimento.

Grupo grevista em frente ao Instituto de Previdência de Santana

A partir do dia sete quem tomou a frente da greve foi o Sindicato dos Servidores Municipais de Santana, que desde então representa os trabalhadores e suas reivindicações de forma unificada.

“O governo municipal vem plantando reuniões, mas ficam calados e depois dizem que irão estudar para fazer uma proposta e pedem prazos. Na última vez pediram 15 dias, esse prazo venceu e não ocorreu uma nova reunião e pediram mais um prazo que termina hoje para apresentar proposta, mas até agora não tem nada”, declarou o professor.

Os grevistas garantem que, ao mesmo tempo em que a Prefeitura Municipal de Santana não apresenta proposta, tenta derrubar a greve na justiça, e ainda pressiona servidores com ameaças de cortes de gratificações.

Comando de greve: sem novas negociações

Prefeitura de Santana

Em nota, a Prefeitura da Santana afirma que o município perdeu mais de R$ 10 milhões por causa da saída de empresas como a Mineradora Zamin e a Coca-Cola, e que o número de aporte de navios nas docas de Santana caiu de 230, em 2012, para apenas 40 em 2018.

Também esclarece que a prefeitura está pagando cerca de R$ 300 milhões de dívidas deixadas por administrações passadas. A PMS afirma ainda que o Tribunal de Contas do Estado (TCE) determinou ao município não conceder nenhum benefício de caráter financeiro, por já ter ultrapassado o limite de gastos com pessoal previsto pela Lei de Reponsabilidade Fiscal.

Por fim, a prefeitura confirma que tem 1.307 contratos administrativos, entre cuidadores, professores, auxiliares, merendeiras, serventes e vigias, e que os mesmos são fundamentais para dar vazão à crescente demanda por serviços públicos.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!