UNA: sede abandonada tem morador de rua e preservativos usados

Diretoria provisória tenta reativar espaço, mas dívidas e desgaste da entidade é grande
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

Portões abertos, portas quebradas, estruturas sem telhado, muito mato e lixo. Essa é a atual situação da sede da União dos Negros do Amapá (Una), localizada entre as ruas General Rondon e Eliezer Levi, no Bairro do Laguinho, área central de Macapá.

A entidade passa por dificuldades desde que a última diretoria foi deposta por ordem judicial, com denúncias de irregulares na documentação que lhe garantia o mandato.

Preservativos no chão. Fotos: Marco Antônio P. Costa/SN

Atualmente, uma junta governativa provisória formada por dez pessoas é quem responde pela entidade. O atual presidente, Josivaldo Libório, de 48 anos, informou que a situação não é pior porque há poucos meses a diretoria provisória organizou uma grande limpeza do local.

“A gente tem feito tudo o que possível para retomarmos o funcionamento do espaço, só que infelizmente há percalços grandes e o mais importante deles é o desgaste moral pela qual a entidade está passando. O desgaste moral das pessoas que por ali passaram, é pior ainda. Então nossa primeira tarefa é demonstrar para a sociedade que não acredita na possibilidade daquele espaço para funcionar e colocar ele na missão para o qual foi fundado”, desabafou o presidente.

Diretoria provisória busca apoio para reerguer espaço…

 

… e já fez até mutirão. Foto: enviado pela diretoria provisória

E os problemas se acumulam. As dívidas são grandes e, por exemplo, a dívida da energia elétrica com a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) é de aproximadamente R$800 mil, o que ensejaria uma forte campanha de negociação e de anistia.

Morador de rua

O presidente declarou também que a diretoria está ciente de que há um “morador” nas dependências da sede da associação e que já tentaram várias medidas para conservar o patrimônio e evitar que o problema se alastre, como a possibilidade de que mais pessoas em situação de rua comecem a ir para o local.

Mato alto toma conta de parte do terreno

A reportagem  entrou na Una e se deparou com a presença do morador e de várias salas e dependências em que há preservativos usados.

Dificuldades
O atual presidente afirmou que mesmo afastado pela justiça e respondendo a outros processos por estelionato, o ex-presidente, Iuri Soledade, continua tentando voltar ao controle da entidade e, inclusive, já teria buscado órgãos públicos e privados para financiamento do próximo “Encontro dos Tambores”, tradicional evento da Semana da Consciência Negra, que ocorre em novembro.

“Para conseguirmos pegar valores de uma empresa privada, que inclusive foi o que utilizamos na limpeza que fizemos na sede, tivemos que entrar na justiça. Não tem sido fácil, mas vamos continuar lutando para demonstrar que vamos dar a volta por cima e recuperar nosso respeito. A nossa junta é de pessoas de credibilidade na sociedade e vamos conseguir”, finalizou Libório.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!