Por OLHO DE BOTO
No fim da tarde desta sexta-feira (25), a força-tarefa montada entre as polícias Civil e a Militar conseguiu localizar e prender, no município de Tartarugalzinho, a 234 quilômetros de Macapá, Josiel de Souza Martins, de 30 anos. Ele é acusado de assassinar com 9 facadas a ex-esposa, Samira Soares Mendes, de 21 anos, na frente das filhas gêmeas.
Tendo um mandado de prisão preventiva conta si, expedido dois dias após o crime, Josiel estava escondido no sítio de um familiar. A movimentação estranha no local chamou atenção de moradores que informaram a situação à polícia.
Segundo a delegada Sandra Dantas, que conduziu o caso, uma pessoa da família, com medo de que o foragido fosse descoberto e atacado por populares, ajudou a localizá-lo e pediu para que ele se entregasse. No momento da prisão, ele não ofereceu resistência.
“É um crime que abala a sociedade. Nós mesmos, policiais, que estamos acostumados a lidar com a criminalidade todos os dias, ainda nos choca de ver a monstruosidade com que foi praticado. Mas ele está preso e estamos torcendo para a Justiça o condenar por muitos anos”, disse a delegada.
Na delegacia, Josiel prestará depoimento e, em seguida, será encaminhado ao Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), onde aguardará julgamento. Ao chegar no Ciosp do Pacoval, o preso chorou.
Neste momento, ele está sendo ouvido pela delegada na presença do advogado Marcelino Freitas.
O caso
Samira Soares Mendes foi assassinada no último sábado (19), dentro da casa da avó, no bairro Araxá, na zona sul da capital. De acordo com a família da vítima, Josiel não aceitava o fim do relacionamento e ameaçava matar a mulher e até mesmo as filhas.
O ex-marido chegou a ser denunciado e preso em um dos episódios de violência e após o fato uma medida protetiva para que ele não se aproximasse de Samira chegou a ser expedida.