“Ansiosa para o Enem”, diz jovem em “aulão” que reuniu 5 mil em estádio no AP

Participaram da preparação estudantes de 48 unidades de ensino, que prestarão o exame no domingo (3)
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

O Estádio Milton Corrêa de Souza, o Zerão, recebeu aproximadamente 5 mil alunos da rede estadual de ensino na tarde desta quinta-feira (31) para um “aulão” preparatório para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

33 escolas de Macapá, 10 da zona urbana de Santana, uma rural também de Santana, 3 de Mazagão e uma de Tarturugalzinho, participaram do evento que contou com transporte de ônibus oferecido pelo governo do Estado e por outros parceiros.

Estudantes lotaram arquibancadas do Zerão…

 

… em revisão final para o Enem. Fotos: Marco Antônio P. Costa/SN

O aulão é o desfecho de um ano inteiro de trabalho no programa da Secretaria Estadual de Educação (Seed), que ofertou aulas extras para alunos da rede pública com intuito de melhorar a participação dos estudantes no Enem.

“Hoje é o resumo das áreas de linguagem, humanas e redação. A aula começou 16 horas e vai até as 21 horas. A segurança está reforçada, vai ter lanche para todo mundo e ainda temos a participação da “Banda do Enem” nos intervalos. Desejamos sucesso a todos os nossos alunos”, declarou Arnanda Oliveira, coordenadora pedagógica da Central do Enem.

Palco armado teve direito até a “Banda do Enem” no intervalo

Apesar do nervosismo, esperança

Fernanda dos Santos Lima (foto de capa), de 18 anos, irá fazer a prova do Enem pela terceira vez. Porém, nas outras duas foram apenas treinamento e agora, pra valer, a jovem disputa uma vaga na universidade

“Quero fazer direito na federal [Unifap], e a ansiedade está batendo na porta, porque dessa vez é pra valer. Tenho esperança, porque estudei o ano inteiro e tenho bastante apoio da minha família. Também não descarto fazer medicina, seja aqui no Amapá ou em outro estado. Se não der dessa vez, pretendo estudar o ano todo novamente até conseguir”, declarou a estudante da Escola Estadual Gabriel de Almeida Café.

Fernanda dos Santos Lima: passei o ano inteiro estudando

Dicas finais

O experiente professor de história, Carlos Alberto, que faz parte do projeto Central do Enem, dá as dicas finais para todos os estudantes que irão fazer o exame.

“A função desse aulão é dar as dicas finais. Ao invés de questões, a história optou por tópicos, as chamadas efemérides, datas que fazem aniversário: um século de Tratado de Versalhes, A República há 130 anos, a Guerra começou há 80 anos, 90 anos da Crise de 1929, e essas coisas. A dica, a música, o clima, tudo isso pode ajudar nosso aluno”, enfatizou Carlos Alberto, que ministra aulas preparatórias para vestibulares há 27 anos.

Professor Carlos Alberto: dicas finais

O professor complementou orientando os candidatos a estudarem até sexta-feira (1), e utilizarem o sábado para relaxar a mente, o corpo, comerem comidas leves, não esquecerem da caneta preta (e não azul) e atentarem para o horário e para a prova.

A primeira prova do Enem será aplicada neste domingo (3).

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!