Da REDAÇÃO
Com a obtenção do título definitivo do terreno onde será construída a nova penitenciária masculina, o Governo do Amapá dará início ao processo licitatório para a contratar a construtora responsável pela edificação.
O documento que formaliza o repasse da União para o Estado foi entregue nesta segunda-feira (7) pelo diretor-presidente do Instituto Amapá Terras, Julhiano Cézar Avelar, ao secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública, Carlos Souza.
A nova penitenciária será edificada no Km-17 da BR-210, ao norte de Macapá. Ao todo, são 12 hectares de terra (120 mil metros quadrados), do tamanho de 12 campos de futebol.
O projeto arquitetônico está sendo finalizado. A previsão é que a penitenciária tenha capacidade para receber mais de 500 presos, desafogando o Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen).
O recurso soma pouco mais de R$ 36 milhões e já está garantido, proveniente do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen), do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
“Temos o recurso, temos a área, vamos finalizar agora o projeto que o Depen [Departamento Penitenciário Nacional] já autorizou e iniciar a licitação. Vamos para mais de 500 vagas nessa nova estrutura, desafogando e organizando o sistema prisional do Amapá”, explicou o secretário Carlos Souza.
Foto de capa: Arquivo/SN