Da REDAÇÃO
Alunos de um projeto social apoiado por agentes penitenciários do Amapá tiveram uma programação especial no último fim de semana em alusão ao Dia da Criança.
O projeto “Lutar sempre, desistir nunca” incentiva a prática esportiva entre crianças e jovens em situação de risco social de bairros da zona sul de Macapá, como Congós, Universidade, Jardim Marco Zero e Zerão. Com o mestre de Enos Marques, coordenador do projeto, as crianças aprendem o Jiu Jitsu esportivo.
A iniciativa existe há quatro anos e, desde que os agentes penitenciários começaram a apoiar, três anos atrás, a iniciativa sempre faz uma programação para as crianças em uma data comemorativa.
Este ano, em alusão ao Dia das Crianças, os alunos e alunas tiveram um dia de lazer em um clube, banho de piscina, churrasco e feijoada e entrega de brinquedos, no domingo (13). Antes disso, na sexta-feira (15), a diversão foi diferente.
Uma visita ao Batalhão de Operações Especiais (Bope), da Polícia Militar do Amapá, animou o dia dos alunos do projeto. Eles conheceram a estrutura física do batalhão, os locais de treinamento e posaram para fotos com os policiais.
“É uma ação pequena, mas que representa muito para essas crianças que moram em áreas de risco e vivem em situação de vulnerabilidade social. Nesse tempo que já estamos apoiando o projeto, já obtivemos muitas vitórias, já conseguimos evitar que jovens entrassem para o mundo das drogas, para o submundo da criminalidade. Isso é gratificante para a gente”, ponderou o apoiador do projeto, o agente penitenciário Fausto Jardim Gonçalves.
De acordo com ele, o projeto também atende as crianças e jovens com auxílio financeiro nas inscrições de competições, aquisição de materiais para treino, como o quimono, manutenção do centro de treinamento.
Serviço
Atualmente as aulas do projeto ocorrem na avenida Maria Geovanete Pinheiro Borges da Silva, nº 327, entre Dr. Braulino e Amadeu Gama, no bairro Zerão. As aulas ocorrem de segunda à sexta, sempre das 19h às 22h.