Em Macapá, vereadores aprovam desconto de falta nos salários

Proposta do presidente Marcelo Dias foi aprovada por unanimidade, mas quase não foi votada
Compartilhamentos

Por SELES NAFES

Por unanimidade, vereadores de Macapá aprovaram um projeto de resolução, na manhã desta terça-feira (15), que determina o desconto no salário para o parlamentar que faltar às sessões da Casa, sem justificativa. A iniciativa foi do presidente da Câmara, Marcelo Dias (PPS).

“É a sociedade quem paga nossos salários. Então, é justo que devamos dar respostas às expectativas de quem nos confiou o mandato”, defendeu Marcelo Dias.   

O projeto teve uma emenda apresentada pela relatora da matéria, Patriciana Guimarães (sem partido), prevendo que o desconto seja efetuado sobre o salário bruto dos vereadores, que é de pouco mais de R$ 12 mil, além de verba de gabinete e outros auxílios. 

Vereadores precisarão ficar na sessão durante quase todo o tempo. Fotos: Seles Nafes

Além disso, a emenda prevê que seja aplicada a falta ao vereador que não ficar em plenário até o “grande expediente” (nas sessões ordinárias), e até o momento da votação da “ordem do dia” (nas sessões extraordinárias). Na prática, essa manobra impede que o vereador apenas confirme a presença no início da sessão e depois vá embora.

“É um exemplo para as outras câmaras e até para a Assembleia Legislativa”, alfinetou a relatora.  

Pedido de vistas

Apesar do consenso unânime sobre a necessidade do projeto, por pouco ele não foi votado hoje. O vereador Gean do NAE (PT do B) pediu vistas, ou seja, mais prazo para analisar a proposta. Ele argumentou que o projeto não tinha passado pela Comissão Tributária, Financeira e Orçamentária da CMM, presidida por ele.

“O regimento diz que esse tipo de matéria precisa passar apenas pela Comissão de Constituição e Justiça, sem precisar da anuência das outras comissões temáticas da Casa”, ponderou o líder do governo, Caetano Bentes (Rede).

Gean do NAE (centro) pediu vistas, mas depois votou a favor do projeto

Projeto foi aprovado por unanimidade

O presidente Marcelo Dias pediu que os colegas não aprovassem o pedido de vistas.

“Precisamos dar essa resposta para a sociedade”, argumentou.

O pedido do vereador Gean do NAE foi rejeitado por 22 votos a 1, e o projeto de resolução foi aprovado por unanimidade.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!