Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA
Cerca de 200 mil pessoas, segundo a Diocese de Macapá, lotaram as ruas do Centro da capital amapaense no Círio de Nazaré 2019. Desde as primeiras horas da manhã deste domingo (13), fiéis, devotos e romeiros se aglomeraram em frente ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima, no Bairro Santa Rita, na zona sul.
A missa foi acompanhada por uma multidão que saiu em procissão por volta das 08h30 da manhã. Promesseiros, cordeiros, pessoas de idade, crianças e fiéis de todo o Estado acompanharam a Virgem de Nazaré até a Catedral de São José, no Centro da cidade.
Após perder a casa em um incêndio, seu José Lobato de Jesus estava agradecendo a reconstrução da sua moradia. O jovem Petrúcio Tavares, caminhou com livros na cabeça porque quer passar no vestibular de medicina. Valdenora Barbosa, irá pagar a promessa por três anos, após conseguir comprar uma casa no Jardim II.
Esses são alguns dos milhares de personagens e histórias que participam do ato religioso. Os cordeiros, que fazem um esforço ainda maior, disputavam os pequenos espaços com fé em alcançar sua graça.
“É fé, amor e agradecimento. Assim como a Virgem de Nazaré me abençoou, peço que ela abençoe todo o Amapá”, declarou emocionado seu José Lobato de Jesus”.
A chegada à catedral de São José ocorreu por volta das 11h e toda a procissão ocorreu sem incidentes.