No Amapá, 62 já foram denunciados por importunação sexual

Delegado Uberlândio Gomes apresentou dado e alertou para importância em denunciar
Compartilhamentos

Da REDAÇÃO

No Amapá, foram registradas pela Polícia Civil 62 ocorrências de importunação sexual, após a criação da lei que tornou crime o ato. De acordo com o delegado-geral de Polícia Civil, Uberlândio Gomes, é possível que o dado esteja subnotificado.

Os números dizem respeito ao período entre 1º de setembro de 2018 e 30 de setembro de 2019. Segundo o delegado, muitas vítimas deixam de denunciar por medo ou constrangimento.

“É fato que hoje a mulher tem consciência dos seus direitos e está mais à vontade para denunciar. Principalmente quando vê uma resposta do Estado, em face daquele que cometeu o delito”, pontuou.

Uberlândio Gomes explicou ainda que quem é preso em flagrante por importunação sexual não tem fiança arbitrada pelo delegado de policia. 

“Somente na audiência de custódia o juiz pode arbitrar essa fiança ou colocá-lo em liberdade para responder ao processo”, concluiu.

Pessoas que sofreram esse tipo de abuso, seja mulher ou homem, devem registrar boletim de ocorrência na delegacia de polícia mais próxima. A Polícia Civil abre inquérito para apurar os fatos e depois encaminha o processo à Justiça. Os canais para pedir ajuda são os números de telefone: 180, 181 e 190.

Foto de capa: arquivo SN

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!