Por RODRIGO ÍNDIO
Após ser localizado no município de Porto Grande, trabalhando em uma padaria, e levado a depor, o autor da morte de uma jovem de 18 anos, na Linha E do Km 9, foi preso e encaminhado ao Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), nesta segunda-feira (7).
O corpo de Alessandra Teixeira Brandão foi encontrado no dia 29 de setembro, na região conhecida como Linha Verde. Ela foi executada com três tiros, um deles na nuca.
O assassino confesso da jovem é Tiago de Sousa Silva, de 32 anos. Em depoimento à delegada Sandra Dantas, titular da Delegacia de Crimes contra a Mulher (DCCM), ele declarou que usou um revólver calibre 38.
“O motivo para o homicídio, segundo o criminoso, seria uma disputa da facção criminosa nacional, a qual ele faz parte e atua como assassino de aluguel, com a facção da qual a jovem pertencia. O preso contou que Alessandra armava ‘casinhas’ [emboscadas] para seus parceiros de facção”, disse a delegada.
Jovem faccionada
A inteligência da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) descobriu que Alessandra Teixeira Brandão participava de uma facção criminosa e que estava envolvida em assaltos no Amapá. Ela também respondia a inquéritos na Delegacia de Crimes contra o Patrimônio (DCCP).
“A partir dessas informações, investigamos a autoria do crime e chegamos ao Tiago”, detalhou Sandra Dantas.
Foragido do presídio de Americano (PA)
Tiago de Sousa Silva é foragido do presídio de Americano, no Estado do Pará, onde cumpria pena por formação de quadrilha, tráfico de drogas, homicídio e roubos. A informação foi confirmada à Sejusp, pela administração do presídio do estado vizinho e há possibilidade do criminoso ser recambiado.
Vítima foi atraída à emboscada
Sobre as circunstâncias do crime, o membro de facção relatou que a vítima foi enganada. Ela foi atraída, primeiramente, para um shopping center onde encontrou com Tiago. Em seguida, foi com ele em uma corrida de aplicativo para o local onde o assassino agiu.
“As investigações continuam porque queremos saber quem é o parceiro dele, o coautor”, destacou a delegada Sandra Dantas.
A delegada disse ainda que o carro usado para a corrida que levou Alessandra à emboscada foi apreendido. A polícia investiga se o motorista teve participação efetiva no crime ou não.
Leia mais sobre o caso em:
– Jovem de 18 anos é encontrada morta com perfuração na nuca
Foto de capa: Rodrigo Índio/SN