Por OLHO DE BOTO
A Polícia Rodoviária Federal iniciou uma série de ações preventivas visando a redução de crimes entre o início da BR-210 e o Conjunto Macapaba, onde roubos a estudantes, moradores e usuários do transporte coletivo, cresceram nas últimas semanas. A primeira ação policial ocorreu no fim da tarde desta quarta-feira (9).
Segundo a PRF, as principais vítimas têm sido alunos do Instituto Federal do Amapá (Ifap) e de outras instituições de ensino das redondezas, além de moradores do Conjunto Macapaba e passageiros nas paradas de ônibus e dentro de coletivos.
De acordo com o patrulheiro Jean Pantoja, por ser muito movimentado e com várias rotas de fuga para pelo menos quatro bairros e matagais, o perímetro facilita a ação criminosa.
Segundo ele, em razão das diversas rotas de fuga, os criminosos também praticam roubo a coletivos e a passageiros nas paradas de ônibus das imediações. Por isto, as barreiras têm como alvo principal ônibus e motos.
“As pessoas nos pontos de ônibus são alvos preferidos de assaltantes em motos, porque eles encostam, tomam os pertences da vítima e fogem rapidamente. E, também, sabemos que nos assaltos a ônibus, esses criminosos costumam se misturar aos passageiros. Por esta razão, estamos revistando todos os coletivos e abordando todas as motos. E assim vai ser nas próximas operações”, explicou Jean Pantoja.
Na primeira ação, nenhum suspeito foi preso, mas os policiais flagraram alguns condutores sem habilitação.