“Se cometeu crime, vamos ver”, diz guarda civil sobre câmeras de monitoramento

Ônibus equipado com seis câmeras de alta resolução e grande alcance tem intimidado delitos e flagrado crimes em Macapá.
Compartilhamentos

Por OLHO DE BOTO

Com seis câmeras de longo alcance, o ônibus de monitoramento da Guarda Civil de Macapá vem ajudando a inibir delitos em pontos de grande movimentação do município.

O veículo doado pelo Governo Federal possui quatro câmeras instaladas nas laterais e duas no mastro, que alcançam mais de 10 metros do solo, o que permite observar em um ângulo de 90 graus até 400 metros de distância com a mais absoluta nitidez.

Nada passa despercebido pelo operador. Em qualquer atitude suspeita é acionada uma equipe tática em motocicletas e a resposta é imediata, afirma a coordenadoria de monitoramento.

O registro de ocorrências na área do Parque do Forte caiu drasticamente desde que a unidade móvel foi implantada. Vândalos, assaltantes e grupos que constantemente usavam o local para consumir drogas se afastaram.

Micro-ônibus doado pelo governo federal. Fotos: Olho de Boto

Ângulos em alta resolução

 

“O turista que havia sumido por falta de segurança, retornou ao complexo”, afirmou o coordenador do vídeo monitoramento, Erodan Faial.

A Guarda também passou a monitorar a área externa da Feira Maluca, inaugurada recentemente. A presença do ônibus estacionado em um ponto estratégico da avenida Claudomiro de Moraes, no bairro Congós, teve o mesmo efeito que o Parque do Forte.

Desde que o serviço iniciou, nenhuma ocorrência foi registrada no perímetro, sobretudo nos horários de grande circulação de pessoas. Além não são apenas as imagens captadas que afugentam os criminosos, como explica Faial.

“Quando o criminoso observa que a unidade está fazendo rondas, fiscalizações, vigilância na área, controle do trânsito ao redor da feira, ele fica receoso de agir”, explicou o coordenador.

Guardas atentos a qualquer movimento suspeito…

...acionam os patrulheiros

…acionam os patrulheiros

No centro da cidade, as câmeras já flagraram diversas ações criminosas, como furtos e roubos, e até comercialização de drogas, possibilitando prisões.

No interior do ônibus, uma equipe treinada controla o sistema. São os operadores que não desgrudam os olhos dos monitores. Qualquer movimentação estranha aciona os patrulheiros para abordar suspeitos.

“As câmeras são de alta definição. À noite, usamos o infravermelho para dar nitidez às imagens. Alcançamos placas de veículos, infrações, delitos. Não há como escapar das nossas câmeras. Se cometer um crime, nós vamos ver”, garante o operador Elder Cardoso.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!