Alunos de “escola militar” do Amapá superam média nacional no Enem

Localizada em uma periferia da zona sul de Macapá, a Escola de Gestão Compartilhada Militar Antônio Messias apresenta números superiores à média estadual em matemática e em redação.
Compartilhamentos

Da REDAÇÃO

Depois de dois anos crescentes, a escola de Gestão Compartilhada Militar Antônio Messias, localizada no bairro Zerão, periferia da zona sul de Macapá, vive mais uma vez a expectativa de mais bons resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, cujas provas terminaram no último domingo (10).

A perspectiva vem dos dados de 2017 e 2018, quando a instituição apresentou médias crescentes nas matérias de redação e matemática, e, também, no desempenho geral.

A melhoria na qualidade do ensino fez com que a escola saísse da posição 50ª para a 6ª colocação no ranking das escolas públicas do Amapá. Fotos: Ascom/GEA

A instituição escolar apresenta números superiores à média estadual em matemática e em redação, maiores, inclusive, que a nota nacional, em relação às escolas públicas.

Os bons resultados no Enem surgiram após a implantação da gestão compartilhada entre Secretaria de Estado da Educação (Seed) e Polícia Militar (PM), apontam as estatísticas.

Em matemática e suas tecnologias, a escola obteve 508,6 pontos, enquanto a média do Estado do Amapá foi de 505,1 pontos. Na avaliação dos resultados da redação, a instituição se destacou alcançando média de 541,8 pontos, sendo a maior do estado, na comparação com a média das escolas públicas e privadas. A média nacional das escolas públicas na prova de redação foi de 488,9 pontos.

De acordo com o diretor da escola, Kledson Barbosa, que é tenente da PM, a instituição passou a realizar um trabalho na base, com a realização, a cada bimestre, de um provão nos moldes do Enem. A partir do 9º ano do ensino fundamental, os alunos realizam a prova de redação.

Diretor da escola, Kledson Barbosa: “Estamos muito esperançosos para que os alunos tenham bons resultados e consigam ingressar no ensino superior”

“Esta metodologia faz com que os alunos consigam desenvolver as habilidades necessárias para a realização de qualquer teste ou exame escolar”, destacou o diretor.

Na disciplina de matemática, os bons resultados também são provenientes de métodos implantados recentemente.

Na escola, todos os professores de matemática planejam juntos os conteúdos e focam nos pré-requisitos das séries do fundamental para garantir melhor aprendizado nas séries do ensino médio.

Recentemente, através de esforços da comunidade escolar, a instituição adquiriu um laboratório de matemática que será utilizado a partir do ano letivo de 2020.

A partir do 9º ano do ensino fundamental, os alunos realizam a prova de redação

Desde 2017, a escola proporciona aos estudantes da 3ª série aulas específicas aos finais de semana para a realização do Enem. O resultado foi tão positivo, que, em 2017, a Antônio Messias aprovou 11 alunos para cursar a graduação nas instituições públicas.

Em 2018, a escola conseguiu aprovar 27 estudantes. Outro destaque foi a melhoria na qualidade do ensino, fazendo com que a escola saísse da posição 50ª para a 6ª colocação no ranking das escolas públicas do Amapá. Em 2018, a instituição passou a ocupar a 7ª posição.

Para 2019, a expectativa é muito grande devido o trabalho que está sendo realizado na escola. “Estamos muito esperançosos e na torcida para que os alunos tenham bons resultados e consigam ingressar no ensino superior”, reforçou o diretor.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!