Ao visitar túmulo do filho, idosa diz que é preciso refletir sobre a vida e ter fé

Centenas de milhares de pessoas visitaram os três cemitérios de Macapá
Compartilhamentos

Por RODRIGO ÍNDIO

O Dia de Finados (2) foi de intenso movimento nos cemitérios de Macapá. No maior da capital, o São José, localizado no bairro Santa Rita, aproximadamente 130 mil pessoas fizeram homenagens aos seus entes queridos.

Entre as diversas pessoas que acendiam velas, faziam orações e relembravam momentos felizes, estava dona Dulcinéia Macedo, de 75 anos, que foi visitar a sepultura do filho. De joelhos, ela participou de uma missa campal e estava bastante emocionada.

Dulcinéia Macedo (camisa cinza, em frente ao padre): emoção ao lembrar do filho. Fotos: Rodrigo Índio/SN

“É um momento que Jesus toca meu coração. Todos precisam refletir sobre a vida, ter fé em Deus e buscar ser uma pessoa boa e cada vez melhor. Me ajoelho para pedir proteção e para que meu filho e meus familiares estejam num bom lugar”, comentou a idosa.

Multidão visitou cemitérios

Missa no Cemitério São José

O pedreiro Manoel das Graças é paraense e mora no Amapá há 46 anos. Ele aproveitou o Dia de Finados para homenagear familiares que estão enterrados fora do Estado e acendeu velas no cruzeiro do cemitério.

“Já rezei pela alma deles e enquanto eu tiver vida e saúde eu vou fazer homenagens para meus familiares”, assegurou Manoel.

Manoel das Graças; velas para os familiares

Às irmãs Cássia Souza e Ana Lúcia, acompanhadas dos esposos, passaram o dia todo no túmulo do irmão, Sandoval Martins de Souza Júnior, que era professor e faleceu há 10 anos. Para elas o momento é de lembrar o familiar.

“Era um pedaço de nós e muito querido por todos. Há uma década fazemos essa homenagem digna para ele. Cada vez buscamos fazer algo melhor e enquanto formos vivos vamos manter tudo aqui limpo, a gente vem aqui constantemente, não só nessa época do ano, porque ele merece”, disseram as irmãs.

As irmãs Cássia Souza e Ana Lúcia lembram o irmão

No entorno do cemitério, dezenas de ambulantes comercializaram de velas e flores a alimentos. Pelo 12° ano seguido, a feirante Maria Lúcia decidiu faturar uma renda extra com a venda de velas. Na companhia da filha Luane, ela anunciava aos gritos os produtos e falou das vendas deste ano.

“Cheguei às 5h da manhã. Pra mim, ano passado deu mais gente. Hoje, trouxe 40 caixas de velas com uns 12 pacotes em cada, vendi umas 20 caixas ao preço de R$ 5 dois pacotes. Pra mim o movimento não foi muito bom, mas deu pra faturar”, avaliou.

Comerciantes tiveram espaço para a venda de velas e adereços

Segundo o administrador do cemitério São José, Redimilson Bruno, o espaço conta com 30 mil lotes. Ele afirma que os túmulos mais visitados são do deputado Dalton Martins e do pastor Antoniel Alves.

“Não posso precisar quantas pessoas estão enterradas, porque tem lote que têm quatro gavetas, tem caixa óssea, tem lotes que tem dez, quinze pessoas enterradas, então para precisar o número teria que fazer um levantamento detalhado, mas são milhares. Apesar da movimentação intensa, não tivemos nenhum incidente”, disse o administrador.

Redimilson Bruno, administrador do Cemitério São José

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!