Bairro carente de Macapá terá “Eco Creche” com educação inovadora

Interação com a natureza e aulas práticas integram metodologia de ensino que será experimentada na unidade de ensino
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

Será no bairro Pedrinhas, zona sul de Macapá, a primeira creche macapaense totalmente formada por metodologias interativas e a aposta em um processo de aprendizagem das crianças através de experiências sensoriais: a “Eco Creche” Tio João.

Eco Creche está localizada no bairro Pedrinhas. Fotos: Marco Antônio P. Costa/SN

A creche, que não terá salas de aula e sim “ambientes de aprendizagem”, será inaugurada ainda esta semana pela Prefeitura Municipal de Macapá e tem como filosofia influências do método da educadora e médica italiana Maria Montessori, com o método montessoriano.

“Vamos atender crianças de dois a cinco anos. Vamos ter uma metodologia totalmente interativa, as crianças vão passar pelos ambientes de aprendizagem onde terão aulas e vão interagir entre si. Serão intercaladas aulas práticas e teóricas. Por exemplo, na sala “Ecomundos”, vamos trabalhar a influência do Universo, das galáxias, planetas, sol, estrelas e lua na vida do ser humano, dos animais e na vida das plantas”, explicou a secretária municipal de Educação, Sandra Casimiro.

Sandra Casimiro (Semed): creche terá metodologia interativa

 

Decoração da Eco Creche em fase de finalização

Todas as salas têm temas e ambientes diferentes. Em outro espaço, a “empreendoteca”, as crianças poderão simular uma ida ao mercado ou a feira, o que vai ajudar no contato com os elementos do mundo exterior.

A Eco Creche Tio João terá também uma horta e um aviário com galinhas, para reforçar o contato das crianças com a natureza. Os brinquedos e instrumentos já feitos (outros serão construídos pelas crianças) são produzidos com materiais reaproveitados. A ideia é que, com o tempo, a escola vá avançando cada fez mais para a sustentabilidade, com reaproveitamento da água e energia solar, por exemplo.

Mercadinho…

 

… e feirinha. Espaços para simular experiências com o mundo exterior

 

Horta e apiário em construção.

 

Creche usará interação com natureza em sua metodologia

“Tem um motivo de ser em uma área carente”

Além das inovações pedagógicas e das preocupações ambientais, o fato da creche ser implementada em uma área da cidade majoritariamente carente expressa uma preocupação social.

“É claro que queremos fornecer educação de qualidade também para as pessoas mais carentes. Está comprovado que a educação dos primeiros anos da vida de uma pessoa, até os sete anos, vai influenciar no restante da vida escolar e na vida do ser humano como um todo. Então estamos começando por aqui, com uma unidade pensada e feita totalmente do zero com esse intuito”, finalizou Sandra Casimiro.

Espaço do som

 

Teatro: iniciação cênica

 

Relação com os astros

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!