Colégio Conceito terá aulas em dois idiomas e foca na Educação 4.0

Escola bilíngue vai focar nas potencialidades individuais dos alunos, sem esquecer da base curricular nacional
Compartilhamentos

INFORMATIVO PUBLICITÁRIO

Em janeiro, começam as aulas para as primeiras turmas do colégio que vai inaugurar no Amapá uma nova maneira de formar crianças e adolescentes, o Colégio Conceito Bilíngue. Com uma estrutura moderna, material didático inovador e professores altamente qualificados, o Conceito foca na Educação 4.0.

Um grande evento marcado para o próximo dia 28, num local que ainda será anunciado publicamente, apresentará aos pais e responsáveis toda a estratégia e os parceiros que produziram material didático que dão base à metodologia que atende as necessidades da nova geração.

Os alunos terão as aulas da matriz curricular tradicional em português e inglês, e poderão aprender em espaços inovadores como uma cozinha experimental e até um laboratório de produção musical e audiovisual. Robótica e empreendedorismo estão entre as disciplinas. 

A ideia é conhecer individualmente cada aluno, desenvolvendo todas as suas habilidades. Por isso, o Colégio Conceito terá apenas uma turma de cada ano, por turno.

A lotação de cada sala será assim:

Ensino infantil, no máximo 20 alunos;

Fundamental I (1º ao 5º ano), no máximo 25 estudantes;

Fundamental II, no máximo 30 alunos.

O Conceito está na reta final de construção na avenida Xavantes, no bairro do Beirol, entre as ruas Leopoldo Machado e Jovino Dinoá.

Para reservar uma vaga, o interessado precisará acessar o site do colégio. Quem fizer a reserva receberá o convite para o evento do dia 28.

O Portal SelesNafes.Com conversou com a professora Ameliany Azevedo, diretora à frente do Conceito.

Qual é a proposta do Colégio Conceito?

Na educação se falou muito na geração “Z”, e agora estamos falando na geração “alfa”…

Mas qual é a diferença?

São os anseios. Hoje temos os nativos digitais. A gente pensa que não, mas há todo um impacto em que as crianças dessa geração alfa esperam da vida, o que elas querem para o futuro e como podem chegar ao sucesso, e não apenas o financeiro, mas o sucesso profissional e o emocional. É o que chamamos de “Educação 4.0”.

Alunos terão aulas de robótica…

O que é a “Educação 4.0”?

Não entendemos mais a educação como caixinhas, onde se trabalha geografia, história, matemática (isoladamente)…A ideia é trabalhar todas as habilidades que ela pode desenvolver, sem fugir das disciplinas da base curricular brasileira, lembrando que o aluno vai enfrentar o Enem. É trabalhar os conteúdos na base nacional curricular de uma maneira diferente.

O que entra de novidade?

Por exemplo: empreendedorismo e educação financeira. O aluno terá um profissional especializado em empreendedorismo, um livro sobre o assunto, e vai desenvolver projetos. O empreendedorismo é extremamente importante. Estamos saindo daquela visão antiquada de preparar os nossos filhos somente para concurso público. A educação precisa ser 4.0 porque o mercado exige pessoas 4.0. Pessoas com mente aberta, equilibradas, que saibam lidar com problemas, buscar soluções, e não apenas porque tirou nota 1.000 no Enem. Essa nota é importante, mas não é mais determinante.

E na cozinha experimental terão aulas de várias disciplinas

Qual será o perfil dos alunos que serão formados no Conceito?

Ser empreendedor é apenas um dos aspectos. O Colégio Conceito é bilíngue. Todos os dias os professores de inglês entrarão em todas as turmas. Todos os dias terão aulas de inglês.

Qual a diferença para um curso tradicional de inglês?

A começar pelo tempo de exposição ao idioma. É fato que qualquer curso de inglês tem um tempo de aula por semana muito menor. Tudo o que você é exposto com mais frequência você aprende mais rápido. Mas a grande diferença é a metodologia. Um curso de inglês foca muito na gramática. O programa bilíngue é associado à matriz curricular.

Cite um exemplo…

Vamos imaginar um aluno do 2º ano do ensino fundamental que tem 7 anos. Numa aula de ciências ele aprenderá sobre a respiração das plantas. Naquela semana, o professor de inglês também vai ensinar sobre a respiração das plantas. Assim ocorrerá em matemática e outras disciplinas.

É como se fosse um reforço, mas em outro língua?

Exato. É trabalhar um idioma dentro de um conteúdo natural da base até com uso de games.

Ameliany Azevedo, diretora do Colégio Conceito. Foto: Seles Nafes

Como assim jogos?

A “gameficação” é outra tendência do ensino, que deve permear todas as áreas.

Os livros didáticos têm algum diferencial?

Sim, precisávamos ir além do básico. Fomos buscar o que há de melhor em termos de material, e Curitiba é uma referência em educação para o país. O material é OPET, tem uma visão “sócio-interacionista”, construtivista que vai estimular o aluno a pensar, produzir. Ele vai discutir e produzir uma ideia. Não é um livro que vem com 500 páginas com conteúdo para ser devorado. Essa geração não quer apenas texto, porque isso tem no celular. A informação a gente busca na palma da mão (celular).

Por que a escola terá uma cozinha para os alunos?

É uma cozinha experimental para trabalhar todas as áreas do conhecimento.

Como será uma aula na cozinha?

Numa aula do bilíngue, por exemplo, que vai ensinar a fazer o cookie, a receita é um gênero textual que está na matriz curricular com todos os aspectos da língua portuguesa porque é uma receita escrita. Numa aula de fazer biscoito o aluno vai aprender matemática, referências monetárias. É lúdico, e a cozinha é um ambiente atrativo para as crianças.

 

Aluno será estimulado a pensar para ser uma pessoa equilibrada e com educação financeira

Empresários Charly Johne e Ameliany, diretores do Colégio Conceito

Que outros espaços?

Temos o Mídia Lab, que é um laboratório de produção audiovisual inspirado no Mídia Lab do MIT (Universidade de Massachusetts, EUA) e no laboratório do You Tube, como se fosse um estúdio de televisão. Nesse espaço, os alunos vão trabalhar produção de vídeos, aprender instrumentos musicais, sempre com interface com o conteúdo curricular. Um conteúdo de história, por exemplo, poderá resultar num pequeno filme. É o aluno protagonista, isso é educação 4.0.

O que é o Atelier das Descobertas?

É um ambiente focado para a primeira infância, ou seja, o maternal até o segundo ano do ensino fundamental. Vamos usar o material da marca Nathan, que é francesa. O Nathan desenvolve todas as habilidades de educação infantil, desde a coordenação motora ao raciocínio lógico.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!