Consórcio da Amazônia Legal costura parceria com a Alemanha

Governador do Amapá Waldez Góes dialogou com a diretora-chefe do Ministério de Cooperação alemão, Claudia Warning, especialista em políticas de desenvolvimento.
Compartilhamentos

Da REDAÇÃO

Continuando a agenda internacional em busca de cooperações técnicas e recursos de países europeus para a região, o presidente do Consórcio da Amazônia Legal, Waldez Góes, governador do Amapá, esteve na capital alemã, Berlim, para costurar uma parceria com o governo da Alemanha – que é um dos principais atores da agenda ambiental mundial.

Nesta quinta-feira (31), o governador Waldez Góes (AP) se reuniu com a diretora-chefe do Ministério de Cooperação da Alemanha, Claudia Warning, especialista em políticas de desenvolvimento.

Ele fez uma abordagem sobre as ações e o planejamento comprometidos com as agendas do clima, do desenvolvimento sustentável e do direito das populações tradicionais para ambas as regiões (Amazônia e Nordeste).

O intuito foi mostrar que os estados estão integrados e possuem um planejamento estratégico consoante com as questões ambientais do planeta, assim como têm prioridades para compatibilizar o combate aos problemas climáticos com o desenvolvimento econômico e social da região.

Reunião ocorreu no Ministério de Cooperação da Alemanha. Fotos: Ascom/GEA

No caso da Amazônia, Waldez Góes destacou que a parceria deve ser construída de maneira que alie a preservação da floresta com uma economia de baixa emissão de carbono, que gere oportunidades de emprego e renda para as 29 milhões de pessoas que vivem na região.

“Queremos parcerias não só para diminuir o desmatamento, mas, também, para aumentar a qualidade de vida, com geração de oportunidades, emprego e renda, e verticalização da produção, para as pessoas que vivem e que tomam conta da Amazônia. A maior região de preservação do mundo é, também, a região de maior vulnerabilidade social, isso não pode permanecer. E estamos nestas agendas internacionais buscando solução e parceria para resolver estes problemas do povo amazônida, e, ao mesmo tempo, preservar a floresta, zerar o desmatamento, combater o aquecimento global”, explicou Waldez à ministra Claudia Warning.

Fundo Amazônia

O Ministério Federal alemão de Cooperação Econômica e Desenvolvimento conduz o financiamento de 2 mil projetos em cerca de 90 países, entre eles, o Brasil. Juntamente com a Noruega, é responsável por repassar ao Estado Brasileiro, por meio do Fundo Amazônia, um volume de cerca de 400 milhões de euros destinados à proteção da floresta amazônica.

Como Alemanha, junto com Noruega e Reino Unido são os principais doadores do fundo, o consórcio quer atuar para não permitir o fim do mecanismo e articular para que esses países firmem compromisso com os projetos de prioridade da Amazônia.

A ministra disse que é favorável à manutenção do fundo: “Temos dialogado em relação a este tema com o governo Norueguês, que ainda se mostra hesitante, sobretudo, por causa das recentes queimadas, mas, também, se mostra aberto ao diálogo pela manutenção do fundo”, mencionou.

Ficou acertado no encontro que a embaixada da Alemanha no Brasil irá intensificar o diálogo com os dois consócios para amadurecer as parcerias. No mês de novembro, haverá nova rodada de conversações em Berlim, na Alemanha.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!