Estados da Amazônia definem propostas para a Conferência Mundial do Clima

Waldez Góes e outros nove governantes subscrevem o documento, construído durante o 19º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, realizado em São Luís, no Maranhão.
Compartilhamentos

Da REDAÇÃO

Governantes da Amazônia Legal definiram as propostas que serão defendidas na próxima semana na Conferência Mundial sobre as Mudanças Climáticas, a COP-25, da Organização da Nações Unidas (ONU), em Madri, de 2 a 13 de dezembro, na Espanha.

As proposituras foram debatidas a cordadas durante o 19º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, ocorrido nesta quinta-feira, 28, em São Luís, no Maranhão.

Além do que será defendido pelos governos amazônicos na COP-25, os governadores também definiram, no encontro de São Luís, outras prioridades para a região, com destaque para a negociação com participação da Amazônia nos mercados de carbonos internacionais e o cumprimento de metas do Acordo Paris.

Assinatura da Carta de São Luís: Flávio Dino (MA) e Waldez Góes (AP) conduziram o encontro. Fotos: Ascom/GEA

Estas e outra proposituras estão na Carta de São Luís, assinada pelos governadores do bloco regional no encerramento do Fórum.

“Conseguimos alinhar a participação conjunta da Amazônia Legal e do Governo Federal na COP 25, onde vamos debater uma agenda forte sobre o clima. Além da deliberação de questões burocráticas do consórcio. Temos esse compromisso, respeitando a individualidade de cada território, e no conjunto formado pela Amazônia Legal, dialogando e articulando com o Governo Federal ou comunidade internacional”, disse o governador do Amapá e presidente do Consórcio Interestadual da Amazônia, Waldez Góes.

Propostas

O debate com a comunidade internacional na COP-25 será acerca da criação de meios para uma economia de baixas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEEs), a redução do desmatamento ilegal e a retomada do fundo da Amazônia, uma das principais fontes de pagamentos para fortalecimento da gestão ambiental da região.

Os governadores da Amazônia manifestaram na carta o apoio à criação do Comitê Regional para Parceria dos Povos Indígenas e comunidades tradicionais, além da governança territorial e ambiental da Amazônia.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!