Da REDAÇÃO
Entre os 27 estados brasileiros, o Amapá é o melhor para investir. É o que indica o ranking do Centro Mackenzie de Liberdade Econômica.
O levantamento foi divulgado na última quarta-feira (13) e mede basicamente a liberdade que uma empresa ou um investidor tem em cada Estado brasileiro. São levados em conta 3 aspectos: gastos do governo (Área 1), tributação (Área 2) e liberdade no mercado de trabalho (Área 3).
Com base em dados de 2017, o IMLEE (Índice de Liberdade Econômica Estadual) colocou o Amapá em primeiro lugar em práticas liberais, ou seja, aquelas em que o Estado não interfere, e ao contrário, facilita a vida dos empreendedores para investir.
O estudo aponta que o Amapá lidera o índice com nota 7,94 de 10 pontos possíveis. Em seguida estão os estados do Espírito Santo e São Paulo.
“A presença do governo direta ou indiretamente não pode ser impondo mais restrições e burocracia para a realização de iniciativas empreendedoras. Temos agido fortemente no ajuste fiscal e no equilíbrio da tributação, o que tem atraído investimentos que já sentimos no varejo de grande escala e até na aviação comercial, o que reflete diretamente no aumento da atividade econômica”, avaliou o governador do Amapá, Waldez Góes (PDT).