Governadores defenderão pagamento por serviços ambientais na COP 25

Governador do Amapá, Waldez Góes, defende aprimorar monitoramento e controle de atividades ilegais na região
Compartilhamentos

Da REDAÇÃO

Governadores da Amazônia Legal e o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, apresentaram na quarta-feira (20), em Brasília, uma série de medidas que visa combater o desmatamento e incentivar o desenvolvimento na região.

Os nove governadores presentes e o governo federal também apresentaram como consenso que irão defender o pagamento por serviços ambientais na 25ª Conferência Internacional sobre as Mudanças Climáticas (COP 25), que vai acontecer de 2 a 13 de dezembro, em Madri, na Espanha.

“É necessário que os recursos em volume considerável e, portanto, compatíveis com o desafio de preservação da Amazônia, passem a fluir para os países em desenvolvimento, entre eles, o Brasil”, disse o ministro Ricardo Salles.

Waldez defende que monitoramento de atividade ilegais seja prioridade. Foto: arquivo

Uma nova reunião entre estados da Amazônia, ministério do Meio Ambiente e Economia, na próxima quinta-feira (28), emitirá um posicionamento oficial para a COP 25.

Medidas contra o desmatamento

O encontro apresentou no pacote de medidas, de médio e longo prazo, as seguintes questões: regularização fundiária, o zoneamento ecológico-econômico, o pagamento por serviços ambientais e a bioeconomia

O governador do Amapá, Waldez Góes (PDT), que preside o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento da Amazônia Legal, defendeu também aprimorar o monitoramento e controle permanente de atividades ilegais na região.

“Minha posição, como presidente do consórcio, é para que a gente construa uma plataforma unificada da Amazônia Legal em termos de serviços ambientais. Eu acredito que isso aumenta a confiança junto a comunidade internacional”, frisou Waldez.

Foto de capa: Bia Reis/Secom

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!