“Nova Claudomiro é virada na mobilidade de Macapá”, diz Clécio

Mesmo com período de chuvas, etapas como a construção dos canteiros centrais devem ser logo concluídas. Prazo para finalização é de 10 meses.
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

A prefeitura de Macapá iniciou neste sábado (23) as obras de urbanização da Rua Claudomiro de Moraes, uma das mais importantes vias de ligação entre a zona sul e o centro da capital amapaense. Os trabalhos terão início imediato.

A obra em toda a extensão da Claudomiro engloba a remodelação do canteiro central e ciclovias.

“A nova Claudomiro é uma virada na mobilidade de Macapá. É uma virada no transporte e na mobilidade urbana da cidade. Uma mudança completa para um novo sistema de transporte urbano, no modelo de transportar pessoas”, avaliou o prefeito de Macapá, Clécio Luís (REDE).

Em solenidade…

… novo projeto da rua…

… foi apresentado. Imagens do projeto: PMM/divulgação

Os R$ 43 milhões de recursos para o projeto são de uma linha de crédito da Caixa Econômica Federal, via Ministério das Cidades, somados a mais R$ 6 milhões do próprio Município.

Clécio aproveitou também para exaltar a unidade dos atores políticos amapaenses no desenvolvimento do projeto.

“Foi decisiva a participação do senador Davi Alcolumbre (DEM). Aliás, para fazer justiça, essa obra teve a participação de muita gente. Eu tô vendo aqui o senador Lucas Barreto (PSD), que era vereador à época, mas como era do PSD [Partido Social Democrático] nos levou junto com Davi e o senador Randolfe Rodrigues (REDE) ao ministro Gilberto Kassab, que bateu o martelo para a obra sair. O senador Randolfe que fez várias reuniões para chegarmos aqui”, recordou Clécio.

presidente do Senado, Davi Alcolumbre: prefeitura e bancado conseguiram destravar recursos. Fotos: Marco Antônio P. Costa/SN

O presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre, exaltou a unidade e também a qualificação técnica da PMM, que conseguiu acessar o financiamento que antes não havia conseguido.

“O prefeito Clécio, com sua determinação, fez com que as coisas acontecessem. Esses recursos são frutos de um programa do governo federal de 2013, mas só em 2015 o município acessou e teve a possibilidade de fazer essa obra. Esse era um projeto que passou dois anos à disposição do Governo do Estado do Amapá, e o governo, sem capacidade execução e sem condições técnicas, passou para Macapá”, disse Alcolumbre.

Senador Lucas Barreto; articulação com o ministra das Cidades na época, Gilberto Kassab

A obra tem prazo de execução de 10 meses, mas como o período chuvoso interrupções em obras de drenagem profunda, por exemplo, não estão descartadas.

Técnicos da secretaria de obras do Município explicaram que a expectativa é que não ocorram grandes atrasos, pois há etapas da obra, como os canteiros centrais, que poderão ser feitos mesmo com chuva.

“Eu penso que esse projeto de mobilidade com certeza pode ser uma virada. Em 2015, eu ainda era vereador, e nós assinamos o protocolo de intenções no Ministério das Cidades, e com a competência dos técnicos da prefeitura hoje está aí se dando a largada. Falamos com Clécio hoje, não é apenas o asfalto, mas a mobilidade que vai melhorar e a qualidade de vida do macapaense vai melhorar”, declarou o senador Lucas Barreto.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!