Novo entendimento do STF beneficia condenado na Operação Eclésia

Ex-chefe de gabinete da Assembleia Legislativa foi colocado em liberdade. Abel Lindemberg cumpria pena em regime semi-aberto
Compartilhamentos

Por SELES NAFES

A mudança de entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a prisão após condenação em 2ª instância começou a muda os rumos da Operação Eclésia. O ex-chefe de gabinete do então presidente da Assembleia Legislativa do Amapá, Moisés Souza, poderá aguardar os próximos recursos em liberdade.

Em julho, o presidente do Tribunal de Justiça do Amapá, desembargador João Guilherme Lages, permitiu que o militar pudesse cumprir em liberdade a pena de 7 anos e 10 meses por peculato e dispensa ilegal de licitação, com algumas restrições. Ele tinha permissão para trabalhar durante o dia, mas deveria se recolher à residência até às 23h, devendo permanecer na casa nos feriados e fins de semana.

Agora, com a nova decisão proferida nesta terça-feira (12) pelo desembargador Lages, Abel Lindemberg poderá aguardar em liberdade total o julgamento do último recurso.

O oficial foi condenado na ação que apurou aquisição fraudulenta de passagens aéreas pela Assembleia. O MP afirma que o esquema teria gerado um prejuízo superior a R$ 5,9 milhões.

Dois empresários da agência também foram condenados e passaram a cumprir pena após condenação em 2ª instância.

Deputados aprovaram projeto de Moisés Sousa. Fotos: Arquivo/SN

Pelo novo entendimento do STF, todos poderão aguardar até o último recurso previsto no sistema judiciário brasileiro, ou seja, a prisão só ocorrerá após a 3ª instância.

Além do oficial, outros investigados na Operação Eclésia já cumprem pena após a 2ª instância, como é o caso do próprio ex-presidente da Alap, Moisés Souza, e do ex-deputado Edinho Duarte, presos desde 2015. Atualmente, eles cumprem as penas em prisão domiciliar.

Nº do processo: 0029224-29.2017.8.03.000

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!