Novo vice-líder do governo no Congresso, Lucas pede revogação da Renca

Renca foi criada em 1984 e guarda a maior reserva de fosforo do Brasil, além de outros minerais que podem ser explorados de forma sustentável
Compartilhamentos

Por SELES NAFES

Logo após aceitar convite do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para ser o novo vice-líder do governo no Congresso Nacional (que inclui a Câmara e o Senado), o senador Lucas Barreto (PSD-AP) ocupou a tribuna do Senado, nesta terça-feira (19), para pedir a revogação da Reserva Nacional de Cobre e Associados (Renca).

Com a exploração sustentável da região, o senador defende que o Amapá seja um grande exportador mundial de fosforo, mineral fundamental na agricultura.

Hoje, o Brasil compra de outros países 50% da matéria prima usada na fabricação de adubo, especialmente o fosfato. A maior mina desse mineral está dentro da Renca, ocupando três gigantescas montanhas a 134 km de Laranjal do Jari, mas também compreendendo terras do Pará.

Com abertura para exploração, diz o senador, os incentivos fiscais da Zona Franca Verde do Amapá permitirão a instalação de indústrias para extrair, beneficiar e exportar o mineral, além de atender a própria demanda nacional.

Fim da atuação ideológica

Em 1984, o Brasil criou a Renca com 4,6 milhões de hectares por meio de decreto presidencial para garantir uma espécie de “poupança” de recursos minerais. Para Lucas, chegou a hora de revogar o decreto e permitir a exploração responsável não apenas de fosforo, mas de outros minerais como níquel, titânio, ferro ouro, cobre e outros que irão desenvolver o Amapá, Pará e até o Platô das Guianas.

“Respeitamos e queremos que muitos no Brasil e no mundo falem da Amazônia. O que não aceitamos mais é o silêncio ante nossa pobreza e nossa existência como senhores da nossa grande floresta”, disse.

Renca ocupa 4,6 milhões de hectares entre o Amapá e o Pará. Foto: Reprodução

Para Lucas, ao revogar a Renca, Bolsonaro colocará fim à atuação ideológica das ongs e ao intervencionismo do Estado na mineração que ele chamou de “desastroso”.

“Ironia e crítica à parte, o que falta mesmo é um debate qualificado que permita a todos, e, em especial, a população e os governos do Pará e Amapá conhecerem o potencial das riquezas minerais dessa reserva e seus limites, e como, e pela melhor forma e com sustentabilidade, poderão contribuir para o desenvolvimento econômico e social desses estados e do próprio Brasil”.

Em 2017, o então presidente Michel Temer chegou a revogar o decreto da Renca, mas, pressionado pelas ongs e pela imprensa, acabou voltando atrás.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!