Da REDAÇÃO
Menos de dez dias após o começo do período de seguro defeso, que proíbe a pesca de 21 espécies no Amapá, cerca de 60 kg de pescado foi apreendido em um veículo no ramal que dá acesso ao distrito de Aporema, no município de Tartarugalzinho, a 230 quilômetros de Macapá.
A apreensão foi feita por militares do Batalhão Ambiental no domingo (24), após denúncia anônima. O produto estava em uma caixa de isopor e dentro de um balde.
Nos recipientes, os policias encontraram as espécies acará, branquinha tamoatá e traíra. Todas com pesca proibida. Junto com o produto, estava ainda um mutum abatido e uma arraia.
As duas pessoas que estavam no veículo foram autuadas por crime ambiental.e o pescado foi doado pelo batalhão para moradores do assentamento São Benedito, na região.
O período de defeso visa garantir a reprodução de peixes. A pesca tanto a esportiva quanto a comercial fica proibida ou controlada em todos os recursos hídricos, tais como rios, lagos, igarapés e mananciais existentes nos limites do Estado do Amapá e em diversos locais do território nacional.