Prevenção no ICCA: diabetes mal controlado afeta os rins gravemente, avisa endocrinologista

Gabriel Magno fala sobre doenças mais comuns tratadas no consultório, e faz alerta sobre o diabetes mal controlado
Compartilhamentos

INFORMATIVO ICCA

O endocrinologista Gabriel Mileo Magno, de 36 anos, mora em Belém (PA), mas também faz parte da equipe do Programa de Prevenção à Saúde do ICCA, o Instituto Cristão de Cardiologia do Amapá.

Neste sábado (28), ele estará num dos consultórios do instituto em dois andares com médicos de várias especialidades e os principais exames de imagens e laboratório.

Na mobilização de prevenção do último sábado, o casal Emanoel e Enilde aproveitou para pôr a saúde em dia.

“Muito bom. Descobri coisas que estão acontecendo comigo que eu nem sabia. Mas nesse check-up pude perceber que preciso cuidar mais da minha saúde”, comentou Emanoel Santana, laboratorista químico de 34 anos.

Emanoel e Enilde fizeram todos os exames e consultas que precisavam numa só manhã. Fotos: Seles Nafes

Dois andares de consultórios e exames

O Portal SelesNafes.Com conversou com o endocrinologista sobre vários assuntos, entre eles o efeito do diabetes sobre os rins.

A maioria dos pacientes relata que tipo de problema?

A grande maioria tem doenças associadas ao ganho de peso. É a obesidade e suas repercussões, como diabetes, aumento de colesterol, triglicerídeos…uma boa parcela também tem hipertireoidismo e hipotireoidismo. As vezes precisamos afastar a possibilidade de um câncer de tireoide. Existem outras doenças não tão comuns que podem causar secreção de leite pelas mamas e ausência de menstruação.

O ganho de peso pode ser tratado apenas com o endocrinologista?

A obesidade é uma doença complexa que pode estar ligada ao sedentarismo, e a gente corrige com uma alimentação com menos carboidratos, como arroz, farinha, massa…nesses casos é sempre bom um acompanhamento multiprofissional, com um preparador físico e um nutricionista.

Se esse tratamento não der resultado, o tratamento medicamentoso pode ser instaurado. Existem medicações autorizadas com esse objetivo, que podem ajudar na perda de peso respeitando as contraindicações.

A maior parte dos pacientes é adulta?

Sim, mas tem muita criança e adolescente com problemas de sobrepeso. Na minha rotina, do endocrinologista, eu acabo acompanhando mais os adultos, e os pediatras têm acompanhado os pacientes com idade abaixo dos 13 anos.

É verdade que o diabetes pode afetar os rins?

Sim. Aumento de frequência urinária e da sede, perda de peso, fome excessiva são alguns sintomas do diabetes. Como repercussões, a médio e longo prazo, o paciente pode evoluir para a cegueira e para a nefropatia diabética, que é a perda da função renal. Em condição final, o paciente pode precisar de diálise, transplante renal.

Outras repercussões incluem as neuropatias, como os formigamentos nas extremidades e até um infarto e AVC.

Endocrinologista recebe exame de paciente

Como um paciente diabético pode controlar a fome excessiva?

Com medicamentos. Na medida em que glicose vai sendo controlada esses sintomas vão diminuindo.

Agendamentos para o Programa de Prevenção à Saúde deste sábado: 3224-3317 e 99144 0033 WhatsApp).

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!