Prevenção no ICCA: O que causa a morte súbita entre jovens?

De acordo com o cardiologista Marcos Santos, o mau-súbito está relacionado ao coração, e pode ter várias causas. Imagem ilustrativa
Compartilhamentos

INFORMATIVO PUBLICITÁRIO

As doenças do coração estão muito longe de ser uma exclusividade de pessoas idosas. No Amapá, não são raros os casos de morte súbita entre crianças e jovens até a faixa dos 30 anos. Por isso, neste sábado (23), em mais uma edição do Programa de Prevenção à Saúde do ICCA, entre outras especialidades é importante também passar pelo consultório cardiológico.

O atendimento aos sábados começa sempre cedinho, mas a pessoa pode chegar quando quiser. Numa só manhã, funcionários do ICCA conduzem o paciente por todos os consultórios que ele pedir, e também por todas as salas de exames. São dois andares de consultórios médicos e exames laboratoriais e de imagem na instituto que funciona na Rua Marcelo Cândia, quase em frente ao Hospital São Camilo, em Macapá. (Agendamentos: 3224-3317 e 99144 0033 WhatsApp).

Modelo de 27 anos morreu durante desfile em São Paulo, em abril deste ano. Foto: O Globo

Um dos médicos da equipe é o cardiologista Marcos Santos, que também é um dos diretores do ICCA. Ele conversou com o Portal SelesNafes.Com sobre as principais causas de morte súbita entre os mais jovens.

O que é o mal-súbito?

É quando, de uma maneira desapercebida, ou seja, sem sintomas, ocorre uma parada cardíaca. Você nunca espera. Acontece de uma hora para a outra.

Os infartos são a maioria dos casos?

Não. São existem várias causas. O mal-súbito nos mais jovens geralmente tem relação com as doenças congênitas (má formação) que a pessoa ainda não tinha conhecimento. E as vezes a pessoa até tem conhecimento, mas não recebeu indicação para algum procedimento.

Quais são as doenças congênitas mais comuns?

Temos, por exemplo, a tetralogia de Fallot, que é uma doença que surge ainda durante a gestão. É causada por uma má formação na parte central, que chamamos de “coração do coração”. Esse problema, ainda na barriga da mãe, causa outras quatro doenças no coração, por isso o nome “tetra”. A criança nasce assim, cresce e pode não apresentar sintomas. Por isso, de repente, ela pode morrer.

Pode morrer muito cedo?

Até com 7, 8 anos de idade. Acontece.

Então todas as mortes súbitas são relacionadas ao coração?

Sim. Outra causa é a arritmia, especialmente em quem pratica atividade física. As vezes o jovem pode estar jogando bola, num esforço maior gera uma arritmia e depois a parada cardíaca.

Dr Marcos Santos: mau-súbito está sempre relacionado às doenças do coração. Fotos:Seles Nafes

Existem doenças do coração que são difíceis de diagnosticar?

Sim. Uma bastante comum é a Síndrome de Brugada. O paciente não apresenta problema anatômico, tem um bom funcionamento do coração, mas há problemas com os canais de cálcio na membrana da célula. Isso faz com que diminua o fluxo de cálcio para dentro da célula. O coração depende do cálcio para bater.

Como se detecta essa síndrome?

Só com um DNA, que mostra em qual gene há o defeito.

O senhor atende muitos pacientes jovens com problemas no coração?

Muitos. Só hoje atendi dois. Tinha uma moça com 24 anos.

O caracteriza a arritmia? A pessoa sente isso o tempo todo?

Arritmia é o ritmo fora do ritmo normal. O ritmo normal faz com que a circulação do sangue dentro do coração seja ordeira, unidirecional. Quando a pessoa foge desse ritmo ela apresenta sintomas, como a palpitação.

Jovem acompanhado do pai faz exames do coração no ICCA em dia de prevenção num sábado

Mas as vezes a pessoa está descansando, numa atividade relaxante…

Sim. A pessoa sente também nas situações de descanso. O sangue encontra a válvula fechada e vai para o cérebro, e isso as vezes é sentido na garganta.

As crianças podem sentir a arritmia?

Podem, mas é difícil. Porque normalmente o batimento da criança já é acelerado.

Nos serviços de emergência, Macapá está preparada?

Ainda não temos nos prontos atendimentos os cardiologistas de plantão, como existem em Belém e outros centros.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!