Professores são treinados para ajudar alunos a largar o cigarro

Inicialmente foram treinados professores das escolas Maria Ivone de Menezes, Jesus de Nazaré e Ruth de Almeida Bezerra, que ficam em áreas de risco de Macapá.
Compartilhamentos

Por RODRIGO ÍNDIO

Profissionais da educação participam de uma capacitação para trabalharem conteúdos relacionados à promoção da saúde e prevenção do tabagismo com crianças, adolescentes e jovens dentro das escolas. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de morte evitável do planeta.

Segundo a pesquisa escolar PENSE, existem 19% de meninos fumantes e 12% de meninas fumantes dos jovens amapaenses na faixa etária a partir de 13 anos, o que preocupa.

Treinamento inicial é para professores da rede pública de ensino. Fotos: Rodrigo índio/SN

No Amapá, o “Programa Saber Saúde” atende inicialmente professores da rede estadual de educação, em especial das escolas Maria Ivone de Menezes, Jesus de Nazaré e Ruth de Almeida Bezerra, que ficam em áreas de risco de Macapá e que tem uma realidade muito similar.

De acordo com professor de ciências José Augusto Alves, da Escola Estadual Maria Ivone de Menezes, o primeiro passo é levar a informação até o aluno e depois discutir com ele sobre as consequências do fumo.

“Antes de tudo buscamos conhecer a realidade de nosso estudante e não o julgamos. Vamos mostrando aos poucos na pratica o quanto o tabaco é prejudicial. Mostramos a vantagem de não usar esse produto. As técnicas para fazer essa abordagem de forma sutil são essenciais para que o resultado seja satisfatório, ao invés de afastar esse jovem da escola”, ponderou o professor.

Para o professor José Augusto Alves, da Escola Estadual Maria Ivone de Menezes, o primeiro passo é levar a informação até o aluno

Os educadores recebem informações com base científica que auxiliam na abordagem do tema tabagismo e outros fatores de risco à comunidade escolar e local. Como trabalhar esse tema dentro das escolas é delicado, requer preparo técnico, tendo em vista que é uma prática comum.

Para Assunção de Maria Rocha, responsável técnica do Programa de Enfrentamento ao Tabagismo, toda criança deve aprender desde cedo os males causados pelo consumo ou pelo contato com a fumaça do cigarro.

“Se trabalhar tanto o aluno com o professor e a família, a escola tem muito mais chance desse tema ser discutido, se abordado e o aluno tem mais consciência de que ele pode ser uma pessoa saudável e é só uma questão de atitude”, comentou assunção.

Assunção de Maria Rocha, responsável técnica do Programa de Enfrentamento ao Tabagismo

Para munir os professores, foi entregue material de apoio que consta de dois livros, duas revistas para crianças e adolescentes, adesivos, cartazes, vídeos e um jogo pedagógico, tudo com uma abordagem sensível e adaptada.

O público-alvo são alunos do primeiro e segundo segmento do Ensino Fundamental, mas as sugestões de atividades podem ser adaptadas para a Educação Infantil e Ensino Médio.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!