Abandonada pelos pais, vítima de escalpelamento cria 9 filhos e lidera associação

Líder da Associação de Mulheres Ribeirinhas Vítimas de Escalpelamento, Maria Trindade Gomes impulsiona campanha para ajudar entidade
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

Maria Trindade Gomes, de 52 anos, tem uma vida inteira marcada pelo escalpelamento. Ela transformou sua dor em luta e hoje dirige a Associação de Mulheres Ribeirinhas Vítimas de Escalpelamento na Amazônia.

Os escalpelamentos na Amazônia são geralmente causados pelo eixo do motor de embarcações de pequeno e médio porte. Geralmente, o cabelo, membro ou peça de roupa da vítima acaba se enrolando no eixo de metal e as marcas ficam para sempre.

Na associação, Maria Trindade Gomes prepara perucas para doações. Fotos: Marco Antônio P. Costa/SN

No caso de Maria, o acidente foi aos 7 anos de idade. Ela conta que lembra bem da queda, quando o barquinho em que ela viajava na baía de Portel (PA) balançou muito na maresia e ela caiu em cima do eixo.

Ela toda, e não apenas o cabelo, foi puxada pela força do motor. Além de tudo, a criança foi abandonada pelos pais, e acabou sendo transferida para um hospital de Belém (PA) onde não foi atendida porque não tinha documentos.

Uma pessoa viu sua situação e lhe estendeu a mão para que fosse tratada no Hospital da Polícia Militar do Estado do Pará, à época. Ela ficou 6 anos internada e sabe dizer, por conta da pouca idade que tinha, que passou por 38 cirurgias plásticas no rosto e incontáveis na cabeça.

Líder da associação conta que foi abandonada pelos pais após o acidente

O couro cabeludo de pessoas que sofrem escalpelamento não se regenera e são feitos implantes com a pele das pernas na cabeça.

Retribuindo com amor

Hoje, Maria tem um casal de filhos biológicos e outros 9 adotivos, e transformou sua vida em luta por quem precisa.

“Fui abandonada, mas retribuí com amor. Eu era vice-presidente, mas como a presidente tá em falta, eu assumi. É uma luta de 12 anos, aqui tem cursos para fazer peruca, de costura e de confecções e apoiamos as vítimas que precisam de todos os tipos de ajuda”, destaca.

Associação agora promove campanha para ajudar vítimas

Mutirão de arrecadação

A associação lançou um mutirão para ajudar a entidade e suas assistidas. Elas pedem colchões, redes, móveis, fogão, geladeira, roupas, alimentos e tudo o mais que for possível conseguir.

O endereço da associação é Rua Beira Rio 542, bairro Perpétuo Socorro, zona leste de Macapá, no Igarapé das Mulheres. As pessoas que queiram doar também podem entrar em contato diretamente com a Maria através do telefone (96) 99129-8832 (whatsapp).

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!