Amapá reduz casos de menores de 5 anos com HIV/Aids

Nos últimos dois anos, o Amapá registrou um quadro de redução e controle dos casos de crianças menores de cinco anos de idade que contraíram HIV e Aids de mãe para filho.
Compartilhamentos

Da REDAÇÃO

Apesar do acumulado ser alto em uma década, nos últimos dois anos o Amapá registrou um quadro de redução e controle dos casos de crianças menores de cinco anos de idade que contraíram HIV e Aids, através de transmissão vertical, ou seja, de mãe para filho.

Recente Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde colocou o Amapá como o Estado com maior taxa de detecção por grupo de 100 mil habitantes nesta faixa etária (0 a 5 anos).

Mas, dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação do Ministério da Saúde, monitorados pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), mostram que em 2019, não há casos de Aids nessa faixa etária no estado, havendo um caso de HIV.

Além disso, as amostras dos últimos 3 anos indicam um cenário que apresenta redução em Aids, de 100%. Em 2017, havia 7 casos confirmados da síndrome em crianças. Nesse mesmo ano, nenhum caso de HIV foi registrado, o que indica um cenário de estabilidade.

A SVS destaca o controle nessa faixa etária e alerta que é preciso fortalecer ações preventivas para todos os públicos. Segundo órgão, o Estado vem trabalhando junto com os municípios para a redução de casos de HIV/Aids, qualificando profissionais, intensificando o monitoramento e notificação de casos, promovendo ações educativas, aumentando a disponibilização dos testes rápidos de forma regular e ofertando tratamento de pacientes.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!