Check-up do ICCA: Médico fala dos perigos do reumatismo, e que lúpus pode matar

O lúpus ataca principalmente mulheres, mas homens também podem ser pacientes
Compartilhamentos

INFORMATIVO PUBLICITÁRIO

Sábado (21) será mais um dia de ckeck-up no ICCA, em Macapá, e entre as várias especialidades, em dois andares de consultórios, uma das mais buscadas é a reumatologia.

O médico reumatologista Breno Farizano é professor de clínica médica na Universidade Federal do Pará (UFPa) e membro da Sociedade Brasileira de Reumatologia, além de formado em fisioterapia.

Parte da equipe de check-up do ICCA, ele explica como as doenças reumáticas podem comprometer a qualidade de vida e até causar deformidades. Uma das mais graves é o lúpus, que pode causar a morte se não for tratada.

(Agende seu check-up no ICCA: 3224-3317 e 99144-0033)

Que doenças o senhor mais trata?

A maior demanda é por osteoartrite, a famosa artrose; fibromialgia e reumatismos das partes moles, que são as bursites, as tendinites de ombro e cotovelo. Tem também a artrite reumatoide, que é um reumatismo que começa a partir dos 35, 45 anos, inflamando as articulações dos punhos, joelhos, mãos, qualquer articulação…

Sábado é dia de check-up no ICCA. Fotos: Seles Nafes

Quando a gente houve falar em reumatismo já imagina que é uma doença ligada à idade….

Pois é, mas o reumatismo é um termo muito genérico, igual a dizer que o paciente tem uma doença. Mas o reumatismo engloba desde a artrose do idoso ao lúpus da menina jovem, que atinge mais as mulheres na faixa etária sexualmente ativa, dos 20 aos 40 anos.

E o que causa essas inflamações nos punhos e outras articulações?

Na maioria dos casos movimentos repetitivos ou traumas. Mas existem reumatismos em que a pessoa tem uma doença de fundo que facilita a lesão ligamentar.

Como é o tratamento?

É um tratamento integrado, às vezes passando pelo medicamentoso, mudança no estilo de vida. Por exemplo: às vezes é preciso emagrecer porque já se viu nos estudos que as artroses de joelho têm muito a ver com o sobrepeso do paciente. Também é necessário fazer a parte de reabilitação com fisioterapia, atividade física regular…

Crianças também podem desenvolver problemas relacionados ao reumatismo?

Sim. Existe até uma especialidade que é a reumato-pediatria, que é a reumatologia pediátrica. Existe o lúpus juvenil, que inicia na adolescência…

Como é o lúpus?

É uma doença autoimune onde as células e anticorpos e substâncias inflamatórias produzidas pelo próprio corpo atacam outras células, inflamando os rins, juntas, pulmão, coração e pele, no caso do lúpus

Reumatismo engloba várias doenças

O homem também pode ter lúpus?

A incidência é bem menor, mas pode

Algumas pessoas sentem dores nos ossos quando o tempo está mais frio ou úmido. O clima tem alguma relação com esses sintomas ou é mito?

Isso realmente acontece, mas ainda não se conhece a causa. O que se aventa na literatura são questões moleculares, mas as pessoas sentem mesmo mais dores com a mudança de clima.

Em alguns casos o tratamento é integrado

Lúpus pode causar a morte. Foto: Reprodução

A fibromialgia, que causa dores generalizadas por todo o corpo, é uma doença psicológica?

Não. Ela é uma doença associada a alterações psicológicas. Existe uma desregulação lá no centro de percepção da dor, no cérebro, que acaba amplificando as dores. Estímulos que geralmente não causavam dor, numa pessoa com fibromialgia ela vai sentir a dor de forma amplificada, 10, 20 vezes mais…

Como são as dores da fibromialgia?

Dores musculares, articulares, abdominais….

Qual o tratamento?

Atividade física regular, de preferência aeróbica, que durem mais de 30 minutos por dia, além de mudança do estilo de vida como parar de fumar e perder peso. Às vezes é necessário usar medicações que ajustam os neurotransmissores cerebrais no mecanismo de regulação da dor. 

(Agende seu check-up no ICCA: 3224-3317 e 99144-0033)

O Instituto Cristão de Cardiologia do Amapá fica na Rua Marcelo Cândia, em frente ao São Camilo, no bairro Santa Rita.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!