Por SELES NAFES
Adolescentes e adultos estarão expondo a produção de um ano inteiro na mostra anual da escola de artes Cândido Portinari, que começa amanhã (18). No total, serão cerca de 240 trabalhos, e o evento vai homenagear a artista plástica Irê Peixe.
Caricaturas, esculturas, serigrafia, pinturas em aquarela, óleo e outras técnicas estarão em exposição durante dois dias. A mostra terá ato solene de abertura às 17h, com visitação durante toda a quinta-feira, de 8h às 20h.
O centro está funcionando na Avenida Cônego Domingos Maltez, no bairro Novo Buritizal. A expectativa é de que o histórico prédio original, na rua Cândido Mendes, tenha as obras de revitalização concluídas pelo governo do Estado no ano que vem.
A mostra terá a exposição, oficina e apresentações de artistas como Osmar Júnior, Ozy Rodrigues, Jackson Amaral e Cia de Artes Tucuju.
A grande homenageada, Irê Peixe, teve a carreira marcada no Amapá pelo impressionismo e abstracionismo. Hoje ela vive na França, onde ministra cursos de artes para crianças, adolescentes e jovens.
Em 2020, não haverá novas vagas para o curso técnico, que é o mais procurado atualmente. Outros cursos só terão vagas a partir do segundo semestre.