Entre 18 milhões, amapaense é ouro em Olimpíada de Matemática

Além de se dedicar aos estudos visando a olimpíada, Beatriz da Silva Lobato passou a ajudar colegas com dificuldades em matemática
Compartilhamentos

Por RODRIGO ÍNDIO

Empenho, dedicação e força de vontade fizeram da aluna do 7º ano da Escola Estadual de Tempo Integral Prof. Darcy Ribeiro, Beatriz da Silva Lobato, de 13 anos, campeã na 15ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas 2019 (OBMEP).

A medalha de ouro foi na categoria nível 1, destinada a estudantes do 6º ou 7º ano do ensino fundamental. É a segunda vez que a estudante participa da OBMEP. A primeira foi no ano passado quando conseguiu a medalha de bronze.

“Sempre amei a matemática, mas nunca esperei que ia chegar tão longe, me surpreendi quando ganhei a primeira medalha [de bronze] e decidi, posso, quero e consigo mais”, comentou.

Aplicação nos estudos…

 

… rendeu premiação para a estudantes e os colegas. Fotos: Rodrigo Índio/SN

A partir daí, ela passou a estudar pelo menos 30 minutos por dia durante a semana pensando na tão sonhada medalha de ouro. Inclusive, a menina criou um grupo de estudo com os colegas e também começou a ajudar os amigos que sentiam dificuldades na escola.

“Se eu tinha uma facilidade com os números pensei: por que não ajudar as pessoas? Então fiz isso, claro, para quem queria ser ajudado. Então quando ganhei medalha de ouro me senti gratificada e motivada para seguir meu sonho de ir para Harvard, ou ser professora para continuar ajudando quem precisa. Eu amo matemática, amo estudar”, detalhou.

Beatriz da Silva Lobato estudou 30 minutos todos os dias

Em 2019, Beatriz, que é filha de funcionários públicos, mas de família carente, competiu com mais de 18 milhões de alunos em todo Brasil. Mesmo tímida, a jovem revelou que não existe segredo para a vitória, basta se dedicar e estudar.

O diretor da escola, Rohan Fábio, atribuiu todo o mérito da conquista para a aluna. Ele detalhou ainda que a escola realiza diversos projetos visando a educação dos alunos.

“Fazemos projetos e provões para que eles aperfeiçoem o conhecimento nas matérias e vamos premiando como forma de reconhecimento. Com relação à OBMEP, sempre buscamos dar o alicerce e estamos tendo êxito com medalhas e menções honrosas de nossos talentosos alunos”, ponderou.

Aluna com o diretor da escola, Rohan Fábio

Outras premiações

O Amapá teve ainda 70 estudantes premiados com Certificado de Menção Honrosa, sendo 20 para estudantes do ensino médio e 50 do ensino fundamental do 6º ao 9º ano.

A OBMEP também premiou professores de matemática do Amapá. Da rede estadual de ensino, 15 professores foram premiados; 13 deles com Diploma de Homenagem e um livro de apoio à formação de matemática. As cerimônias de premiação da OBMEP 2019 ocorrerão durante 2020, em data a ser definida.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!