Estudante amapaense ganha olimpíadas de matemática e astronomia

Há um ano estudando em escola no RJ, Márcio Filipe Peixoto Pantoja conta que esforço e oportunidades foram fundamentais para bom desempenho
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

O amapaense Márcio Filipe Peixoto Pantoja, de 17 anos, foi medalha de ouro na edição 2019 das Olimpíadas Brasileiras de Matemática de Escolas Públicas e Particulares (OBMEP), e nas Olimpíadas Brasileiras de Astronomia (OBA).

O feito inédito, se deve ao esforço pessoal e ao acúmulo educacional que Márcio conseguiu reunir durante sua vida escolar, o que lhe faz resumir a matemática ,matéria considerada bicho papão por boa parte dos estudantes, em uma palavra: “simples!”.

Com faixa, a família recebeu Márcio Filipe Peixoto Pantoja no aeroporto. Foto: arquivo familiar

As competições são divididas em várias fases, que começaram no mês de julho, e o resultado foi divulgado no dia 3 de dezembro.

“É uma conquista importante, para algumas universidades a medalha pode contar para a admissão”, declarou o estudante.

Márcio estuda desde 2018 na escola do Sesc, em Jacarepaguá, zona oeste do Rio de Janeiro. Ele acredita que essa possibilidade também fez a diferença.

“Eu já estudava em boa escola aqui em Macapá e lá o ensino é incrível, tem uma biblioteca gigantesca, disciplinas como filosofia e sociologia são excelentes e há um salto no convívio com as pessoas, com os estudantes e professores, tudo isso fez diferença”, disse o jovem.

Para o jovem, ambiente escolar fez a diferença. Foto: Marco Antônio P. Costa/SN

Orgulho e emoção da mãe

A mãe de Márcio, Maria Cláudia Peixoto, não consegue esconder o orgulho do filho. Ela conta que no início a ideia de deixa-lo ir a assustou, mas que depois que soube da proposta, que se tratava de uma escola com excelência, em local seguro, e não teve dúvidas.

“Tem segurança e a escola é boa e é o futuro dele que está em jogo. A saudade aperta muito, tem manhãs que eu acordo carente de filho, mas é assim mesmo. Faz uma semana que as pessoas estão me ligando e me parabenizando pela conquista dele, eu começo a contar a choro logo”, diz feliz, a mãe Maria Cláudia.

Mãe se orgulha da conquista do filho. Foto: Merco Antônio P. Costa/SN

Mensagem

Na sua mensagem para outros estudantes, aqueles que estão começando o ensino médio ou já estão tentando entrar em uma faculdade, o estudante surpreende, demonstrando, além de tudo, uma sensibilidade social aguçada.

“A pressão não tem que ficar toda sobre você, nem sempre vai dar certo e nem por isso a culpa é sua. Se esforçar é importante mas não é tudo. Infelizmente, nem todos os estudantes partem do mesmo ponto, alguns tem mais condições que outros. O mais importante é você fazer o que lhe agrada. Por último, dou a dica que procurem essa prova do Sesc realizada aqui em Macapá, pode ser uma boa”, finalizou o medalhista de ouro, Márcio Filipe.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!